// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649"},"updated":{"$t":"2020-09-06T10:48:27.785+01:00"},"category":[{"term":"lifestyle"},{"term":"escrita"},{"term":"reflexão"},{"term":"poemas"},{"term":"desafios"},{"term":"diary"},{"term":"histórias"},{"term":"livros"},{"term":"experiências"},{"term":"cartas"},{"term":"marcador"},{"term":"as cartas de amor de ofélia"},{"term":"contos"},{"term":"idas\u0026voltas"}],"title":{"type":"text","$t":"Incontro.Verso"},"subtitle":{"type":"html","$t":"\u003Cbr\u003E\n\u003Cbr\u003E\n\u003Cbr\u003E\n\u003Cbr\u003E"},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/-\/lifestyle?alt=json-in-script\u0026max-results=30"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/search\/label\/lifestyle"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/-\/lifestyle\/-\/lifestyle?alt=json-in-script\u0026start-index=31\u0026max-results=30"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"35"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"30"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-6567209249430348956"},"published":{"$t":"2020-08-14T00:11:00.002+01:00"},"updated":{"$t":"2020-08-14T00:20:27.769+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"escrita"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"falta-me a tua alegria"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-EvL6j2yC070\/XzXIFmBOq-I\/AAAAAAAACJU\/M8PQ1i_gLxwe2S-LkKVaR-SxoxrLRjiEQCLcBGAsYHQ\/s2048\/2017-06-02%2B07.11.49%2B1.jpg\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1365\" data-original-width=\"2048\" height=\"534\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-EvL6j2yC070\/XzXIFmBOq-I\/AAAAAAAACJU\/M8PQ1i_gLxwe2S-LkKVaR-SxoxrLRjiEQCLcBGAsYHQ\/w800-h534\/2017-06-02%2B07.11.49%2B1.jpg\" width=\"800\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESinto a tua falta mais que nunca. Ainda habitas este mundo trágico, mas ao mesmo tempo é como se já não tivesses presente. Estás completamente agarrada a essa cama sem uma réstia de vida e porquê se naquele dia apenas íamos ao encontro do avô para lhe deixar flores e limpar-lhe a casa que habita em espírito. Era um bom dia e de reencontros felizes. Mas as únicas lembranças que ficaram desse dia foi o aparato de entrar pelas urgências do hospital adentro com a esperança que mais uma vida se salvasse. E lembro-me igualmente das tuas palavras: “Eu vou para casa contigo” ás quais respondi: “Descansa! Amanhã venho-te buscar logo de manhã já boa”. As tuas palavras ressoam na minha cabeça cada vez que penso se não teria sido a melhor opção depois do nada que te fizeram para te salvar. E dói-me deduzir que talvez te tenha roubado um fim digno com a decisão que sobrepus à tua. Só te queria bem e de saúde. E queria-o tanto que a minha esperança superava cada especulação que os médicos e enfermeiros me iam dizendo ao longo das visitas diárias à tua cama do hospital. Lutaste contra todas as tuas dificuldades adquiridas e conseguiste resultados impossíveis. A cada visita havia uma nova melhoria que me fazia ignorar todas as informações do teu estado clínico. Mas o tempo passa e tornasse um peso custoso de carregar. Sei que sofres mais do que algum dia pensaste e apesar de não falares eu sinto-o no teu silêncio. E dói-me tanto só de o perceber. Desculpa não conseguir matar a dor que tens na alma, que te atormenta e te relembra todas as horas que o teu destino terminará exatamente da maneira que mais temias. Sei que quando deixares de nos presenciar com a tua presença tranquila, em corpo, vais ter o descanso que mereces. E é apenas este alívio que me deixa assolada, mas estável.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESinto falta de ti aqui em família. Sinto falta de chegar a casa depois das aulas ou do trabalho e estares á porta para me receberes e me perguntares como me correu o dia. Porque afinal de contas foste sempre tu quem estava presente todos os dias, não apenas em visitas de médico em datas festivas ou nas férias de verão da escola quando era miúda. E isso era o que mais importava, a presença. Sinto falta de te desejar uma boa noite todos os dias e ouvir a tua voz como troco. Sinto falta das tuas histórias de aventuras imensas de quando eras catraia. Acima de tudo sinto a casa mais vazia sem ti.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDizem-me muitas vezes que herdei a maneira de ser do meu avô, até os gostos e o modo de estar. A verdade é que não me identifico com ninguém na família que conheço desde que me lembro de existir. E eras tu, avó, que me acalmavas a ânsia e curiosidade de o conhecer com as tuas histórias sobre o avô, o teu marido, sempre que reforçavam em conversa corrida o quanto éramos parecido e o quanto eu iria gostar de o ter conhecido. E sabes que mais? Fizeste-me querer que sim. Porque o avô sempre será a parte que me entenderia e faria sentir compreendida, mas tu, sem o saber, atenuavas a perda que eu sinto. E agora quem me vai contar as histórias que só tu sabes? Tenho tantas saudades das tuas gargalhadas repentinas à mesa durante a refeição. Tenho saudades que te rias das palermices que saem da minha boca sem qualquer filtro, e de todas as vezes que alinhavas nas minhas brincadeiras mesmo com os teus preciosos 90 anos de menina, como se tivesses a minha idade. Não sei como vou aprender, um dia, a lidar com a tu falta porque nem sequer consigo lidar apenas com a tua inatividade.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/6567209249430348956\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/08\/falta-me-tua-alegria.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6567209249430348956"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6567209249430348956"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/08\/falta-me-tua-alegria.html","title":"falta-me a tua alegria"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-9038942005398308614"},"published":{"$t":"2020-08-04T09:00:00.008+01:00"},"updated":{"$t":"2020-08-07T01:09:24.536+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"a dú(vida) é a resposta"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-9FnyLgd26RQ\/XyiYBXSFu5I\/AAAAAAAACIQ\/Q-ay3FjPdjcUTVNzU837gG1prKkcm5cWQCLcBGAsYHQ\/s2048\/2018-08-16%2B04.55.57%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1365\" data-original-width=\"2048\" height=\"534\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-9FnyLgd26RQ\/XyiYBXSFu5I\/AAAAAAAACIQ\/Q-ay3FjPdjcUTVNzU837gG1prKkcm5cWQCLcBGAsYHQ\/w800-h534\/2018-08-16%2B04.55.57%2B1.jpg\" width=\"800\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando o poder de viver a vida com que tanto se sonha é roubado para cobrir as necessidades das obrigações como membro da humanidade, de família e pessoa consciente da sua moralidade, ganha-se uma certa repulsa à vida. O medo de dar um passo maior que a perna e sentir a adrenalina de escapar uns segundos da rotina, já não é mais uma ânsia. Os medos desaparecem na corrida dos anos que passam sem que a reforma, de um posto que não se escolhe, chegue. E a indiferença vai crescendo das cinzas da inocência.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESe algum dia tiverem o atrevimento de te perguntar: o que queres da vida? Sê descarado o suficiente para responder que a vida é que quer algo de ti e ainda não teve a coragem de o mostrar. E pouco mais. Porque ao fim de tantas tentativas apenas a resposta que esperamos será o único cenário significante. O antes será apenas experiências que nos guiam à resposta que a vida nos deve mas em nada se esmera em esconder. A ironia continuará a ser uma prevalência na humanidade enquanto permitirmos que nos cegue. Tenho pena de por vezes não ser capaz de ver aquilo que está diante dos meus olhos, que seria um escândalo se um dia soubessem de metade. Não sei se a psicologia tem um nome para esta condição para que a possa categorizar como um distúrbio. Mas a meu ver deveria. Porque todas estas dúvidas geram questões desconcertantes que terminam sempre em \"porquê?\" ou \"será desta vez?\".\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETodos procuramos respostas às nossas carências mentais, uns mais que outros. Todos temos questões que gostaríamos de ver respondidas ou que tivessem sido feitas no momento oportuno. Todos temos dúvidas que preferíamos que fossem antes certezas. Mas vivemos mesmo assim na dúvida desconfortável porque a certeza é ridícula. Questionamo-nos tantas vezes o porquê da vida, mas no fundo a única explicação que procuramos em todas as perguntas retóricas é o significado da nossa essência. Quem sou eu? Apenas desejamos conhecer-nos com a mesma facilidade com que decoramos os gostos, necessidades, qualidades, afeições e limitações de alguém. Contudo se fosse assim tão fácil o que seria feito dos nossos pensamentos? Não são as respostas que importam mas as perguntas. O mistério está na dúvida, porque quanto maior o número delas mais próximos estamos da natureza substancial do nosso ser.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EApesar de não saber lidar com a dúvida não me incomoda como a insatisfação constante que me ferve as veias. Confesso que me sinto\u0026nbsp;o Álvaro de Campos dos tempos modernos como se o meu estado de espírito andasse na corda bamba entre a fase decadentista e a intimista. Este ênfase à desilusão que permanece e parece não querer terminar leva-me constantemente à mesma resposta insolente - Não Sei! E esta fadiga que a vida assumiu como minha é o prémio que se tornou mais um problema que um consolo. Como vou chegar a mim se não tenho a energia para chegar até lá? Como vou saber quem sou se não sou capaz de descodificar o que sinto, cada vez que me sinto?\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPor vezes dou por mim a perguntar-me o que teria sido de mim se tivesse tido a liberdade emocional e moral de poder viver os meus sonhos para além do hipotético. Não consigo evitar de pensar nos cenários que não tive oportunidade de viver, nas experiências que podia ter tido, as asneiras que podia ter feito e aprendido. Ainda assim, não consigo ignorar que os valores sob os quais me tento descobrir são fruto da vida que não escolhi, nem sonhei.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETodos os dias vou adormecer a sonhar com a vida que quero para amanhecer fortalecida na realidade que me foi reservada por algum motivo.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/9038942005398308614\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/08\/tenho-medo-de-tantas-coisas-do-que-e.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/9038942005398308614"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/9038942005398308614"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/08\/tenho-medo-de-tantas-coisas-do-que-e.html","title":"a dú(vida) é a resposta"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-6573872153272381591"},"published":{"$t":"2020-05-02T17:52:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2020-05-02T18:13:20.449+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"life is a mirror"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-sLCKlEGwXwI\/Xq2qGTNjWmI\/AAAAAAAACFQ\/Qzd04Cqsmh4I4ANzQ9iAg0l3rbiPgt7bwCLcBGAsYHQ\/s1600\/2020-04-25%2B06.38.40%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-sLCKlEGwXwI\/Xq2qGTNjWmI\/AAAAAAAACFQ\/Qzd04Cqsmh4I4ANzQ9iAg0l3rbiPgt7bwCLcBGAsYHQ\/s1600\/2020-04-25%2B06.38.40%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003ETodos os dias há alguém no mundo que se queixa do quanto a vida está a ser injusta consigo, do quanto se sente triste porque os motivos que a faziam sentir feliz já não existem mais (pelo menos não da maneira como pretendiam ou conseguem ver), do quanto sente falta de sentir amor ou qualquer outro sentimento que a traga de volta à corrida (quando o amor maior que devia ter era por si). Todos acabamos, eventualmente, por passar por esses mesmos dias em que imploramos que a realidade não seja tão dura connosco. Sentimo-nos injustiçados de tal ordem que mesmo quem não acredita em Deus é capaz de cometer a injuria de pedir por um milagre. É normal sentirmos que perdemos o controlo da nossa vida de vez em quando, porque a verdade é que nunca o tivemos, nem nunca o teremos, a diferença é que na maioria dos outros dias estamos demasiado ocupados para nos apercebermos disso. Os dias vão passando na ilusão de acharmos que sabemos o que estamos a fazer, que andamos a cumprir a agenda previamente planeada, que estamos no controlo, mas a vida está apenas a fluir sob os nossos dias. Sem dramas. E percebemos isso quando acabamos por fazer algo que não nos apetece mas tem mesmo que ser feito ou adiamos algo porque não é isso que a vontade está a pedir ao nosso corpo e acabamos por ceder ao pedido que o nosso corpo nos faz. Deixar fluir a corrente é mais favorável que insistir num controlo ilusório. A humanidade deixou de acreditar no destino e na energia do seu caminho porque é mais fácil acreditar em planos que são certos, perspicazes e que pouco nos desiludem. Este é o nosso grande problema. E o que nos engana mais é acharmos que os planos que fazemos são nossos, que vêm de nós. As vontades são nossas se as virmos à superfície, ainda assim não passam de formas de expressarmos quem somos. E ser é uma matéria concreta que não podemos alterar quando queremos (pelo menos a nossa essência), é obra do destino do que nos calhou na rifa. E se o destino é que nos controla como podemos achar que controlamos seja o que for? Como podemos descredibilizar o destino como o fazemos? Deixá-lo de lado é o mesmo que não acreditarmos na nossa vida, no nosso futuro, na felicidade. Todavia, a vida é feita de espelhos que nos permitem dar sinais e sugestões a quem está no comando. Apenas recebemos o que acreditamos. Se vivermos a queixar-nos do que não temos ou deixámos de ter, a mudança que tanto pretendemos para sair do buraco nunca vai chegar. Ao contrário, se acreditarmos que somos capazes de fazer melhor, a vida deixa de ser tão radical. A vida é complexa mas não tem de ser difícil, é tudo uma questão de perspetiva. Acredita naquilo que queres ver, e verás.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/6573872153272381591\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/05\/life-is-mirror.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6573872153272381591"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6573872153272381591"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/05\/life-is-mirror.html","title":"life is a mirror"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-sLCKlEGwXwI\/Xq2qGTNjWmI\/AAAAAAAACFQ\/Qzd04Cqsmh4I4ANzQ9iAg0l3rbiPgt7bwCLcBGAsYHQ\/s72-c\/2020-04-25%2B06.38.40%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-2580567228920482176"},"published":{"$t":"2020-04-05T20:29:00.001+01:00"},"updated":{"$t":"2020-05-02T17:53:34.410+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"Ansiedade"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-cywm24Ixe8w\/XooxcTO2_YI\/AAAAAAAACEI\/6cEVhXYCbFg-ZqR2Pck_BMFyOGNLdzYfgCLcBGAsYHQ\/s1600\/Screenshot_20200405_202451.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"695\" data-original-width=\"934\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-cywm24Ixe8w\/XooxcTO2_YI\/AAAAAAAACEI\/6cEVhXYCbFg-ZqR2Pck_BMFyOGNLdzYfgCLcBGAsYHQ\/s1600\/Screenshot_20200405_202451.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESinto-me a desligar todas as vezes que o vazio me expulsa do meu próprio corpo ao empurrão e me abafa de mim. O ar começa a faltar e o controlo também. Quanto mais tempo dura menos resistência vou conseguindo ter. É uma luta que não consigo evitar ter, nem ganhar. Mas eu tento. Tento tanto. Com tanta força, com todas as minhas poucas forças. Desespero como se estivesse a mergulhar num mar profundo de mãos e pés atados e pesos nos bolsos. E esta sensação é uma constante triste e realista a acontecer a cada respiração ofegante. O descontrolo chega a uma velocidade criminosa e choro desalmadamente, o meu tórax colapsa com as oscilações abruptas em busca de ar que não precisa. Dói. Mói uma dor cá dentro que massacra mais a alma que o corpo, que permanece após o impacto, que acorda quando lhe apetece para me fazer lembrar e sofrer só porque preciso de desligar por uns segundos. As notícias fazem-me pior e o que me rodeia por vezes não é exceção - acha! Ela vem para ensinar que não se pode controlar tudo, que nem tudo está ao nosso alcance nem ao nosso encargo de mudar e que nem tudo depende de nós. Mas esta dor que me torna invisível aos meus próprios olhos é uma lição dura de aprender, mas a sensação de um dia poder atingir o fôlego à superfície da água depois de um valente mergulho às profundezas do mar infinito é a esperança que guardo para dias de sufoco. Acreditar é a única forma de atingir uma plenitude negociada sem ter a sensação do peso do ar raro. Talvez um dia a sua presença dentro do meu espírito já não me incomode.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ci\u003EQuero acima de tudo enviar um abraço muito especial a todas as pessoas que sofrem de Ansiedade (seja ou não diagnosticada) e que estão a passar por esta quarentena necessária mas difícil.\u0026nbsp;\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ci\u003EPrimeiro, cuidem de vocês!\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/2580567228920482176\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/04\/ansiedade.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/2580567228920482176"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/2580567228920482176"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/04\/ansiedade.html","title":"Ansiedade"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-cywm24Ixe8w\/XooxcTO2_YI\/AAAAAAAACEI\/6cEVhXYCbFg-ZqR2Pck_BMFyOGNLdzYfgCLcBGAsYHQ\/s72-c\/Screenshot_20200405_202451.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1331782298956652992"},"published":{"$t":"2020-01-05T21:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2020-01-05T23:41:55.038+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"2020 : Concretizar"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EComeçou um novo ano e como já é tradição fiz algumas listas que me vão servir como base para o planeamento do meu ano - não fosse eu a louca das listas para tudo e mais alguma coisa. Estas listas ajudam-me a visualizar melhor como posso incluir na minha rotina diária o que pretendo alcançar e\/ou melhorar, de modo a que não se torne uma sobrecarga, seja um processo agradável e me sinta satisfeita no final.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cu\u003E\u003Ci\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/i\u003E\u003C\/u\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EHábitos de Leitura\u003C\/b\u003E - Quero ler mais que o ano passado e mesmo que ache que não tenho tempo, há sempre uns minutos que posso aproveitar para ler. Portanto vou começar, outra vez, a levar livros comigo para qualquer lado que vá. A meta para este ano é ler no mínimo 1 livro por mês. (Podem acompanhar as minhas leituras por \u003Ca href=\"https:\/\/www.goodreads.com\/user\/show\/76612892-in-s\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E!)\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EDizer Não e Sim\u003C\/b\u003E - Tenho sempre muito receio de dizer que Não em diversas situações e acabo por dizer que Sim a tudo o que me pedem. Mas este ano quero mudar isso e dizer mais vezes que \"Não\", quando realmente não quiser, sem medo de represálias. E em contrapartida dizer mais vezes \"Sim\" às oportunidades que surgirem mesmo que tenha medo de arriscar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EEstimular a Criatividade\u003C\/b\u003E - Tenho sentido necessidade de cultivar a minha criatividade, experimentar novas maneiras de me expressar e fazer conteúdo. E principalmente sinto falta de fotografar, por isso vou investir em algum material fotográfico e criar, nem que seja só pela diversão de o fazer.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EMeditação\u003C\/b\u003E - o ano passado experimentei pela primeira vez meditação e gostei do resultado que teve em mim. Acalma-me e mantêm-me calma durante alguns dias. E como é disso que preciso vou meditar 2 vezes por semana, no mínimo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EBeber Água\u003C\/b\u003E - bebo pouca água ou quase nenhuma e o facto de me hidratar mal afecta substancialmente o meu organismo o que não me permite ser totalmente saudável. Assim sendo vou tentar beber cerca de 1,5 litro de água ao dia. Chá sem açúcar também conta como água, porque eu sei que não vou aguentar beber tanta água só por si - vamos ser realistas já do princípio.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb style=\"font-weight: bold;\"\u003EArriscar na Cozinha\u003C\/b\u003E - sou um pesadelo na cozinha. Sei o básico: fritar ovos, arroz branco ou com qualquer coisa, bifes grelhados ou fritos, qualquer carne estufada, massa e pouco mais. Sendo que a minha maior especialidade é massa à bolonhesa - podem-se rir que eu também me estou a rir. E claro, não há quem aguente comer sempre o mesmo e portanto estou determinada a aprender umas receitas novas este ano para variar um pouco mais os pratos. (É que nem doces consigo fazer, sai sempre tudo mal).\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EViajar\u003C\/b\u003E - todos os anos viajar faz parte das minhas metas, nem sempre é possível, mas todos os anos insisto porque é o melhor remédio para a minha alma. Liberta-me. Este ano gostava de viajar com amigos, mas se não for possível ter companhia estou tentada a ir sozinha.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb style=\"font-weight: bold;\"\u003ELíngua Nova\u003C\/b\u003E\u003Cb\u003E - \u003C\/b\u003Egostava de aprender uma nova língua como Francês ou Italiano. São duas línguas que me fascinam desde sempre e cativam a minha atenção de uma forma que não sei explicar. Sempre foi um desejo aprender a falar uma destas línguas só pela estima que lhes tenho.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb style=\"font-weight: bold;\"\u003EInsistir e Não Desistir\u003C\/b\u003E - à cerca de 5 anos atrás tive uma ideia que se transformou num sonho que não consigo parar de pensar e tentar torná-lo realidade. É algo óbvio para a pessoa que sou, difícil de criar no sentido de ser um desafio constante, mas que não é impossível tornar visível. Ainda não consigo dizê-lo em voz alta porque sinto que dá azar, ainda assim penso que nem quando for material vou acreditar que é real. Este ano foi feito para concretizar sonhos e eu acredito que o meu possa fazer parte desse nicho de sonhos em vias de concretização.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1331782298956652992\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/01\/2020-concretizar.html#comment-form","title":"10 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1331782298956652992"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1331782298956652992"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2020\/01\/2020-concretizar.html","title":"2020 : Concretizar"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"10"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1041567527916240985"},"published":{"$t":"2019-12-30T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-12-30T10:30:02.697+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"O meu 2019"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO meu 2019 foi uma montanha russa cheia de altos e baixos, de adrenalina à flor da pele e aventuras em formato de quebra cabeças. Este ano permitiu-me concretizar alguns objetivos, poucos, mas principalmente foi o ano que mais me pôs à prova tanto pessoalmente como espiritualmente. Não foi um ano de sucessos infindáveis nem de sonhos concretizados, no entanto, foi um ano que me trouxe muito em poucas ações. Um ano que apesar de tudo me deixa feliz por me mostrar que perder ou não chegar onde se pretende por vezes é melhor que ganhar, porque o nosso caminho nem sempre passa pelo que idealizamos para nós e sinto-me grata pelo destino estar do meu lado. Foi um ano de lutas, muito trabalho, alguns sorrisos, decisões difíceis mas valiosas, amizades, independência e reencontros.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EE como os episódios positivos da vida é que nos permitem criar e guardar memórias, aqui vos deixo as minhas boas recordações do meu 2019:\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EJANEIRO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EFui ver o Cirque du Soleil\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EFEVEREIRO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EAlterei a \"imagem\" do blog\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EExperimentei meditação\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EFui ao cinema (diversas vezes)\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EMAIO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EDecidi começar a caminhar para fazer algum exercício físico (o entusiasmo durou pouco tempo)\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EInvesti num novo portátil\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003ENovo corte de cabelo (passei a ter franja e gostei)\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EJUNHO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EComecei a fazer voluntariado\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EJULHO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EFiz uma maratona de filmes (que planeava ver à imenso tempo, mas nunca conseguia)\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EFui ao Quizz com amigos (e torná-mos a repetir porque foi divertidíssimo!)\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EVi um concerto ao vivo da banda \"American Authors\"\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003ESETEMBRO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EPassei tempo de qualidade com os meus amigos\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003ERemodelei o meu quarto\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EO meu aniversário\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003EArranjei um segundo emprego\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EDEZEMBRO\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli\u003EJantares de Natal\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003ETirei uns dias para descansar, relaxar e cuidar de mim\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003EPara o novo ano que está prestes a chegar quero concretizar sonhos e viver de alma livre, quero conhecer e aprender tudo o que for possível e a vida me permitir. Quero dizer mais vezes que Não sem medo e que Sim também, às oportunidades que surgirem. Quero tudo muito e espero que 2020 também o queira porque estou pronta para fazer de todos os dias uma nova festa.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003EUm ótimo 2020 para todos vocês que me continuam a acompanhar e um obrigada cheio de gratidão pelo apoio que me dão. Que 2020 vos faça felizes, vos traga sucesso e acima de tudo muito amor!\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1041567527916240985\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/o-meu-2019.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1041567527916240985"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1041567527916240985"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/o-meu-2019.html","title":"O meu 2019"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-5238170484440415164"},"published":{"$t":"2019-12-26T21:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-12-26T21:00:07.548+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":""},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-OerZqKOssDs\/Xf0TccZ_-RI\/AAAAAAAAB_4\/Y1c96QdINtA1j-xs7TXpudjlKqrZLon0ACLcBGAsYHQ\/s1600\/79741036_3059170284101611_2661577334817030144_n.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1281\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-OerZqKOssDs\/Xf0TccZ_-RI\/AAAAAAAAB_4\/Y1c96QdINtA1j-xs7TXpudjlKqrZLon0ACLcBGAsYHQ\/s1600\/79741036_3059170284101611_2661577334817030144_n.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003EViver a aprender um pouco mais sobre quem sou,\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv\u003EViver a melhorar-me com cada erro.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003EViver e aceitar que viver é uma mudança constante.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003EViver na mudança porque a vida é uma metamorfose bonita.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003EViver.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/5238170484440415164\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/viver-aprender-um-pouco-mais-sobre-quem.html#comment-form","title":"8 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/5238170484440415164"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/5238170484440415164"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/viver-aprender-um-pouco-mais-sobre-quem.html","title":""}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-OerZqKOssDs\/Xf0TccZ_-RI\/AAAAAAAAB_4\/Y1c96QdINtA1j-xs7TXpudjlKqrZLon0ACLcBGAsYHQ\/s72-c\/79741036_3059170284101611_2661577334817030144_n.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"8"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-652252844620327942"},"published":{"$t":"2019-12-20T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-12-20T10:30:03.110+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"Libertar-me para 2020"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETalvez ainda seja cedo demais, pelo menos para algumas pessoas porque ainda nem chegou o dia de natal, mas para mim esta é a altura ideal do ano para fazer uma retrospectiva do mesmo. Gosto de o fazer com tempo para que seja um processo natural, fluído e poder dar espaço para que as lembranças e memórias surjam a seu ritmo. Permitir-me fazer esta retrospectiva faz-me perceber que a vida é feita, acima de tudo, de resiliência para com os outros mas principalmente para connosco porque a vida é uma aceitação contínua. No entanto, como não considero possível fazer todo este processo num só dia este ano decidi torná-lo um pouco diferente tornando-o mais prático e visível. Com isto quero dizer que criei uma lista de tópicos dos quais vou preencher ao longo dos dias até ao final do ano de acordo com o que vou revivendo. E como o bom disto é adquirir boas energias para começar o novo ano em cheio de mente limpa e perceber o quão positivo foi o nosso ano, tento ao máximo não dar importância aos episódios negativos, no entanto não considero que devam ser totalmente ignorados, sendo que ao invés de encaminhar os meus pensamentos para a ocasião negativa prefiro pensar sobre o que de bom acabou por trazer à minha vida.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOs tópicos são os seguintes:\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cul\u003E\u003Cli style=\"text-align: justify;\"\u003EO que ainda tenho por fazer para começar um novo ano em sintonia\u003C\/li\u003E\u003Cli style=\"text-align: justify;\"\u003EQue lições de vida aprendi este ano\u003C\/li\u003E\u003Cli style=\"text-align: justify;\"\u003EO que consegui\u003C\/li\u003E\u003Cli style=\"text-align: justify;\"\u003EO que quero \/ preciso de mudar\u003C\/li\u003E\u003Cli style=\"text-align: justify;\"\u003EQuais os meus sonhos a partir deste momento\u003C\/li\u003E\u003C\/ul\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/652252844620327942\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/libertar-me-para-2020.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/652252844620327942"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/652252844620327942"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/12\/libertar-me-para-2020.html","title":"Libertar-me para 2020"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-4804108077118351245"},"published":{"$t":"2019-11-17T10:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-12-20T18:36:33.834+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"she wore wild flowers in her hair"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-4qS3WZpkb_Q\/XdCNBDKoZLI\/AAAAAAAAB_U\/BjT5sD8ATf4tzHj4hWdxEPe61wE6U9gQgCLcBGAsYHQ\/s1600\/2019-01-10%2B01.39.52%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-4qS3WZpkb_Q\/XdCNBDKoZLI\/AAAAAAAAB_U\/BjT5sD8ATf4tzHj4hWdxEPe61wE6U9gQgCLcBGAsYHQ\/s1600\/2019-01-10%2B01.39.52%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAbrandar o tempo devia ser um poder humano tão natural como a capacidade inevitável de pensar a todo o instante. Seria como prolongar o impactante lado da vida e o fútil também não seria excepção, mas apenas por dentro do nosso olhar como se fosse uma filmagem em câmara lenta gravada no íntimo da nossa alma. O olhar seria sereno, sem que nada conseguisse interromper a fixação que imponha em si, dentro do mundo paralelo que estimava juntamente com a vivacidade que se estancia no ritmo do quotidiano. Um feito de calmaria, atenção ao pormenor, alegrias que acalmam e dores que ensinam. Enquanto do outro apenas nos restam maratonas que por vezes nem damos por o tempo passar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESeria como viver memórias instantâneas e momentâneas, os sentimentos seriam tão intensos que seriamos capazes de os sentir até ao âmago do nosso estômago. Em simultâneo tudo se via e viva de igual forma, como se nada fosse. Seria como se os pensamentos se transformassem em imagens que passam por flashs. E se dermos conta seriamos mundos com dois mundos paralelos dentro do nosso próprio globo. Se os pensamentos chegam a ser aborrecidos, mas compensam com as suas cantigas malandras que mais parecem ninfas que nos mudam as ideias e nos empurram para a luz. Poder viver a ver com olhos interiores teria tanto de bom como de mau, mas certo é que seríamos pessoas mais tolerantes com o outro.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/4804108077118351245\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/11\/she-wore-wild-flowers-in-her-hair.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4804108077118351245"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4804108077118351245"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/11\/she-wore-wild-flowers-in-her-hair.html","title":"she wore wild flowers in her hair"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-4qS3WZpkb_Q\/XdCNBDKoZLI\/AAAAAAAAB_U\/BjT5sD8ATf4tzHj4hWdxEPe61wE6U9gQgCLcBGAsYHQ\/s72-c\/2019-01-10%2B01.39.52%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-7749807391948027158"},"published":{"$t":"2019-09-06T18:12:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-11-16T16:30:18.007+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"vinte e três"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-VjJIZDrnJKg\/XdAj6ZjH4lI\/AAAAAAAAB_I\/9YAor6eLWS43LKIhlY8ZUiFa2GHKAdzCQCLcBGAsYHQ\/s1600\/IMG_2373.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-VjJIZDrnJKg\/XdAj6ZjH4lI\/AAAAAAAAB_I\/9YAor6eLWS43LKIhlY8ZUiFa2GHKAdzCQCLcBGAsYHQ\/s1600\/IMG_2373.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003ENão acredito que a passagem de ano seja o fechar de um ciclo e o começo de outro, mas sinto essa oportunidade de recomeço uma vez por ano no dia do meu aniversário.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOntem completei mais um ano de vida e ainda nem acredito que já estou nos 23, além de não aparentar - o que é questionável - também não sinto que os tenha. O que sinto realmente é que o tempo passa rápido demais. E não foi apenas este ano, mas todos os outros anos anteriores dão-me esta sensação de rapidez meio incomodativa que me faz questionar \u003Ci\u003Ese estou a aproveitar o meu tempo ou se estou apenas a deixá-lo passar\u003C\/i\u003E.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENão gosto de fazer anos porque a ideia de completar mais um ano de vida está descontextualizada e subvalorizada nesse sentido. A celebração do marco de nascimento não é apenas mais um número que acrescentamos à nossa sobrevivência como motivo para organizar uma festa. Tudo certo se quiserem festejar a vossa existência, mas é muito mais para além disso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEsta passagem, para mim, é uma celebração interior onde o que importa é o meu estado de espírito, as minhas perspectivas e ideias sobre o que me rodeia, os valores que me movem e os sonhos\/objetivos que mantêm entusiasmada ao acordar e me quebram a monotonia da rotina. Não é um número que irá espelhar o meu estado de espírito, nem a roupa que usarei para a festa que representará o meu olhar sobre o Mundo, muito menos a festa em si me vai fazer acreditar ainda mais que sou capaz de concretizar os meus sonhos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESempre que faço anos sinto emergência em refletir sobre a minha essência para perceber quem fui, em que fase me encontro atualmente e onde quero chegar. Esta reflexão permite conhecer-me, aceitar-me e valorizar-me pelo que sou genuinamente. Permitir-me que me conheça tão bem é o melhor festejo que posso oferecer a mim mesma num dia que é um bocadinho mais meu que todos os outros dias.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EÉ fascinante perceber os obstáculos que ultrapassei, os objetivos que atingi e os sonhos que concretizei, o quanto evolui emocionalmente e o quanto aprendi num espaço de tempo de 1 ano sem me ter apercebido disso. E se no ínicio tinha dúvidas em relação ao meu tempo estar ou não a ser bem aproveitado, deixo de as ter. É importante refletirmos sobre as nossas conquistas, porque quando achamos que estamos a ir demasiado devagar em relação ao tempo, temos a surpresa de perceber que afinal era só uma ilusão.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ci\u003ETodos nós temos o nosso tempo, abraça-o!\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/7749807391948027158\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/09\/23.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/7749807391948027158"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/7749807391948027158"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/09\/23.html","title":"vinte e três"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-VjJIZDrnJKg\/XdAj6ZjH4lI\/AAAAAAAAB_I\/9YAor6eLWS43LKIhlY8ZUiFa2GHKAdzCQCLcBGAsYHQ\/s72-c\/IMG_2373.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-3460693808601510841"},"published":{"$t":"2019-09-04T17:53:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-09-04T17:53:58.948+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"i wish i knew you when i was young"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ciframe allowfullscreen=\"\" class=\"YOUTUBE-iframe-video\" data-thumbnail-src=\"https:\/\/i.ytimg.com\/vi\/o0Pt7M0weUI\/0.jpg\" frameborder=\"0\" height=\"266\" src=\"https:\/\/www.youtube.com\/embed\/o0Pt7M0weUI?feature=player_embedded\" width=\"320\"\u003E\u003C\/iframe\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDescobri esta banda de rock americana hoje e não estou a conseguir ouvir mais nada, nem parar de ouvi-la. A sensação de encontrar novas bandas\/músicas que nos cativam tanto quanto esta me está a prender é tão boa que só queria todos os dias poder descobrir algo que não conhecia. Hoje sinto-me um pouco mais culta e em mim.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ci\u003EJá conheciam os \"The Revivalists\"?\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/3460693808601510841\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/09\/i-wish-i-knew-you-when-i-was-young.html#comment-form","title":"3 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3460693808601510841"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3460693808601510841"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/09\/i-wish-i-knew-you-when-i-was-young.html","title":"i wish i knew you when i was young"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/img.youtube.com\/vi\/o0Pt7M0weUI\/default.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"3"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1448994138495529259"},"published":{"$t":"2019-05-11T10:30:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-09-04T17:58:28.133+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"diary"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"desabafos: bloqueio criativo"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-oYDuq_ASk8w\/XNYrW8xP8MI\/AAAAAAAAB6U\/gscnoFCiBc0_nWwVL9_GcUk7KkvdWxQ2gCLcBGAs\/s1600\/IMG_3850.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOs pensamentos vivem que nem um terramoto em mim. Essencialmente em dias como este que a minha voz não se consegue fazer ouvir, que não se consegue expressar, que não consegue fazer sentir a sua vibração no coração alheio. Tenho tanto que quero partilhar, tanto que quero poder exteriorizar da minha mente hermética para palavras, mas não consigo fazê-lo. Passam semanas desde que este bloqueio assolapado decidiu chegar para ficar e com isto todos os começos me soam ridículos, tal e qual como o de agora.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENão me falta vontade de libertar a tensão vinda de ideias que se vão acumulando aos poucos. No entanto o bloqueio parece aumentar a cada ideia nova que tenta iluminar o meu problema e com isto a cada novo pensamento a ideia vai-se tornando um pouco mais inútil.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ECada vez que tento a intenção está no sítio certo, o rascunho nem de perto e as ideias são muitas mas não falam. Só quero gritar. E grito mesmo. Grito na esperança que alguma poesia saia por engano ou de um tropeço.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EE com isto, contento-me com frases que me surgem aleatoriamente no meio da tempestade dos meus pensamentos, durante os meus últimos dias, nos momentos menos oportunos.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1448994138495529259\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/05\/desabafos-bloqueio-criativo.html#comment-form","title":"17 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1448994138495529259"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1448994138495529259"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/05\/desabafos-bloqueio-criativo.html","title":"desabafos: bloqueio criativo"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-oYDuq_ASk8w\/XNYrW8xP8MI\/AAAAAAAAB6U\/gscnoFCiBc0_nWwVL9_GcUk7KkvdWxQ2gCLcBGAs\/s72-c\/IMG_3850.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"17"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1171780872964600507"},"published":{"$t":"2019-04-26T19:55:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-04-26T22:26:41.792+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: situação de coragem"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-6gXUTHioXnM\/XMNRSYUmAwI\/AAAAAAAAB54\/kL6F-V-vj1MONiOuwXzkHJgac2cO7nvcwCLcBGAs\/s1600\/IMG_2373.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAcho que nunca tive nenhum ato de coragem em particular, pelo menos nenhum que seja marcante o suficiente para ser lembrado para o resto da vida. Para mim, tomar decisões importantes que tenham peso no nosso rumo são por si só pequenos atos de coragem. Talvez não devesse ser assim por transpareça, aparentemente, insegurança ou possivelmente signifique incerteza. Mas quero acreditar que questionar o propósito das nossas escolhas faz parte de um processo planeado e pensado ao pormenor. E não sinónimo de uma dúvida constante. Porque sempre vi o propósito de questionar como mecanismo de evolução pessoal, como uma espécie de metamorfose que se ao percebermos o grau de importância da sua existência e\/ou valor a nossa sabedoria cresce mais um pouco. Somos mais compostos intelectualmente a cada resposta que encontramos para as nossas questões e é por isto que para mim dizer um sim ou um não, ou mesmo escolher a opção mais certa implica coragem, estamos a acrescentar-nos um pouco mais a cada segundo que passa - vivemos a contra relógio com a pressão de tentarmos passar pelo tempo sem darmos por ele passar por nós.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPara mim coragem é uma maneira diferente de dizer e mostrar que acreditamos em nós mesmo que por vezes as escolhas que tomamos não nos levem a lado nenhum.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1171780872964600507\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/04\/13-situacao-de-coragem.html#comment-form","title":"14 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1171780872964600507"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1171780872964600507"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/04\/13-situacao-de-coragem.html","title":"1+3: situação de coragem"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-6gXUTHioXnM\/XMNRSYUmAwI\/AAAAAAAAB54\/kL6F-V-vj1MONiOuwXzkHJgac2cO7nvcwCLcBGAs\/s72-c\/IMG_2373.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"14"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-3556071793340876085"},"published":{"$t":"2019-02-06T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-06T20:46:13.153+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"experiências"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"como descobri que gostava de escrever"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"718\" data-original-width=\"1075\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-p6v--qa9NI8\/XFpVdRGTuSI\/AAAAAAAAByw\/fgNMiVKLmqQZXhZFwbFYpSqwIuacGtTqgCLcBGAs\/s1600\/IMG_20190206_033232.png\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA disciplina de Língua Portuguesa nunca foi a minha disciplina favorita. Sempre fui mais virada para as ciências e portanto na altura Físico-Química fazia de mim uma criança feliz. Vou deixar-vos mesmo aqui logo de começo um \u003Cb\u003Etwist\u003C\/b\u003E engraçado - quando entrei para o secundário afinal percebi que só gostava mesmo era de Química. A parte da Física deixava-me de cabelos em pé sempre que tinha que estudar. Voltando no tempo, eu era uma aluna mediana alta. Tirava boas notas mas não era a melhor aluna da turma, era interessada mas não ao ponto de participar ativamente nas aulas às perguntas feitas pelos professores. E ao contrário de muitas crianças, que gostavam de ir à escola, mas detestavam ir às aulas \u003Ci\u003E\"porque era uma seca\"\u003C\/i\u003E, eu era aquela que fugia à regra nesse sentido. Apesar de adorar os tempos livres dos intervalos e as horas infinitas que era o tempo de almoço para conviver com os amigos, também gostava igualmente de estudar e ir às aulas.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESempre que um adulto nos perguntava se gostávamos de estudar todos negavam menos eu. Mas sempre achei que era normal, apesar de muitas das vezes me dizerem \u003Ci\u003E\"Tu não és normal!\"\u003C\/i\u003E. Tínhamos apenas gostos diferentes. Na minha cabeça era tudo muito simples porque até quando chegava a meio das férias de verão tinha a sensação de saudades de estudar. Se me perguntassem se gostava de fazer testes é que já era outra questão à qual formei uma opinião muito própria desde muito cedo - o ensino em Portugal não é dos piores, mas em termos de métodos de avaliação como processo de aprendizagem e processamento dos conteúdos estamos muito aquém daquilo que é importante. Isto porque os meios de avaliação escrita são nada mais nada menos que um teste à nossa memória, enquanto deveria ser um teste aos nossos conhecimentos. E por isso é que não me sentia confortável sempre que tinha um teste para fazer. Não é que odiasse mas deixavam-me exageradamente nervosa ao ponto de ter falhas de memória.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENo que se referia a teste de Língua Portuguesa o pior era o último grupo de avaliação - a composição -, e não era por o limite de palavras ser muito ou pouco, nem por nenhum outro limite que nos eram dado, mas pelos temas horríveis que não cabiam na ideia de ninguém. Fazia sempre a composição a custo e nunca conseguia ter mais do que 50% do valor do que aquele grupo valia. Como já era uma constante já me tinha consciencializado que no exame do 9º ano não iria conseguir melhor.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO dia do exame tinha chegado. Estava pior que o costume, parecia uma pilha de nervos e nada me fazia acalmar. A primeira questão que vi, lembro-me como se tivesse sido ontem, foi o tema da composição e após ter respondido a todos os grupos anteriores do exame, fiz o meu rascunho da composição - era sempre a aluna que perdia tempo a fazer rascunhos e depois passava tudo direitinho para a folha de teste porque não gostava de ver tudo rasurado, \u003Cb\u003Equem é que também o fazia?\u003C\/b\u003E - e passei satisfatoriamente para a folha. Senti que tinha corrido bem e que era a melhor resposta que alguma vês tinha dado num teste daquele tipo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAo sair do exame a nossa professora respondia-nos sempre a todas as questões que quiséssemos sobre a avaliação para termos noção do que fizemos e pedi-lhe que desse a sua opinião sobre o que escrevi na minha composição. O tema era darmos a nossa opinião sobre o Projeto LER+, o que até era interessante para variar. E foi ao ver o ar de espanto da minha professora ao terminar de ler a minha composição de exame, em 2010, e o meu sorriso com que terminei de escrever a composição que percebi que afinal gostava de escrever. Gostava de ter guardado o meu primeiro texto a sério, mas na altura não me ocorreu que um dia gostava de recordá-lo. E para ser sincera não percebi perante o momento especial em que me encontrava. Só uns dias mais tarde é que percebi, mas já tinha deitado a folha fora. O momento ficou e para mim isso é o mais importante. Até porque não é todos os dias que descobrimos mistérios destes sobre nós. E por incrível que pareça, existem frases dessa mesma composição que, hoje em dia, ainda me lembro que eram parte do que tinha escrito.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/3556071793340876085\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/02\/como-descobri-que-gostava-de-escrever.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3556071793340876085"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3556071793340876085"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/02\/como-descobri-que-gostava-de-escrever.html","title":"como descobri que gostava de escrever"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-p6v--qa9NI8\/XFpVdRGTuSI\/AAAAAAAAByw\/fgNMiVKLmqQZXhZFwbFYpSqwIuacGtTqgCLcBGAs\/s72-c\/IMG_20190206_033232.png","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"6"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-8063572293660675957"},"published":{"$t":"2019-01-24T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T16:12:57.732+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"devemos praticar mais o auto elogio"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-vEuA4AhcFPg\/XEkL5E1WKxI\/AAAAAAAABvQ\/AUP9yL0FSxYl3QzMQNzMLrjwk00NNvB5QCLcBGAs\/s1600\/2017-08-23%2B12.41.43%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-vEuA4AhcFPg\/XEkL5E1WKxI\/AAAAAAAABvQ\/AUP9yL0FSxYl3QzMQNzMLrjwk00NNvB5QCLcBGAs\/s1600\/2017-08-23%2B12.41.43%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPara muitos de nós, uma das piores tarefas que nos podem pedir é enumerarmos algumas qualidades próprias, mas se pelo contrário também nos pedirem para mencionar alguns defeitos, a tarefa passa a ser facilitada em todos os sentidos. Temos tendência a conhece-nos melhor pela negativa do que pela positiva. Ou talvez temos mais facilidade em admitir os nossos defeitos? O ego é um compartimento complicado de gerir e muitas vezes deixa-mo-nos levar pela sua voz altiva. O ego tanto pode ser o nosso maior inimigo como o nosso melhor amigo. E por si só é assustador.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENo fundo acho que todos nós sabemos quem somos e portanto sabemos quais os nossos defeitos tão bem como sabemos as nossas qualidades. Se não formos capazes de nos conhecermos, nunca ninguém nos vai conhecer melhor. Até porque os outros só conhecem o que permitirmos e por norma somos um todo espalhado por vários fragmentos que oferecemos a quem nos é especial. Somos um uníssono de parcelas, e todas elas são verdades (mesmo sendo diferentes entre si). Acredito que o que custa não é quando descobrimos quem somos na maior plenitude possível, mas quando ganhamos a coragem de o exteriorizar. Mostrarmos que sabemos que temos determinadas características boas e que ainda por cima gostamos dessas nossas qualidades é que nos assusta. Portanto escondemos que o sabemos.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuestionava imenso o porquê do ser humano negativizar tanto o \"eu\". Quando percebi, que na verdade não passava, na maioria das vezes, de um escudo de proteção contra qualquer riso alheio que fizesse o nosso ego retaliar - \u003Ci\u003E\"Eu avisei, não me quiseste ouvir, mais valia teres ficado calada\"\u003C\/i\u003E. Apesar de ser natural, pois todos temos qualidades e defeitos, não é socialmente aceitável dizermos que temos qualidades. Porém quando são mencionadas por outras pessoas já não é um drama. Mas porquê? Se são parte daquilo que somos, porque é que não podemos mostrar orgulho no que temos de bom? Esta opressão social, que vive desde sempre, sufoca-nos de tal forma que não nos permite ver mais além e mantém-nos presos dentro da definição categórica de certo e errado. Quando nada é tão linear como parece. Um exemplo muito simples é o facto de não sabermos lidar com os elogios dos outros para connosco - como quem quer dizer: \u003Ci\u003E\"Porque é que me estás a dizer uma coisa dessas?\"\u003C\/i\u003E, mas responde: \u003Ci\u003E\"Obrigado\"\u003C\/i\u003E, porque é uma forma mais educada de lidar com a situação. Mas pior que responder um obrigado não sentido é não fazer auto elogios. É tão simples. Não ocupa tempo e faz-nos tão bem.\u0026nbsp;\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENos tempos que correm o que mais nos falta é sermos sinceros. Com os outros e connosco principalmente. Não há mal nenhum em dizermos que não gostamos de algo em nós, assim como também não há mal dizermos o que gostamos. Somos livres de concordar ou discordar dos elogios que nos são dados, mas só os vamos saber apreciar quando formos capazes de olhar ao espelho, todos os dias, e dizer a nós próprios - eu gosto \"disto\" em mim! Vai-nos permitir aceitar quem somos e viver de um modo positivo. Acreditar é o ponto essencial para chegarmos onde quisermos.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EElogiem-se. Promovam a corrente da prática do auto elogio, porque só assim se consegue entender os elogios que vêm de outras pessoas. E caso não concordarem com o elogio que vos foi dado porque não dizer que não concordam? Acrescentando um em que acreditem ser verdade. Pelo menos é mais sincero e dá a conhecer um pouco mais de vocês. Mas acima de tudo acreditem do que dizem a vocês mesmos.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/8063572293660675957\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/devemos-praticar-mais-o-auto-elogio.html#comment-form","title":"12 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8063572293660675957"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8063572293660675957"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/devemos-praticar-mais-o-auto-elogio.html","title":"devemos praticar mais o auto elogio"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-vEuA4AhcFPg\/XEkL5E1WKxI\/AAAAAAAABvQ\/AUP9yL0FSxYl3QzMQNzMLrjwk00NNvB5QCLcBGAs\/s72-c\/2017-08-23%2B12.41.43%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"12"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1010006344315673949"},"published":{"$t":"2019-01-19T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T16:14:07.156+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: medo"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-98WbRWjYnXQ\/XEJ6Dp4lsJI\/AAAAAAAABus\/InDvB5ff0qc5j9YC3oj_Ompq6-NpJ0tqwCLcBGAs\/s1600\/2018-06-24%2B08.30.18%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-98WbRWjYnXQ\/XEJ6Dp4lsJI\/AAAAAAAABus\/InDvB5ff0qc5j9YC3oj_Ompq6-NpJ0tqwCLcBGAs\/s1600\/2018-06-24%2B08.30.18%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando aceitei começar este desafio prometi a mim mesma que ia ser o mais profundamente sincera, portanto vagueei por vários dias pelas minhas fraquezas até perceber o que é que me deixa genuinamente apavorada. Todos nós temos os nossos medos \"pequeninos\" e fobias que suportamos até determinados limites. No entanto, com um tema como este que as variáveis podem ser enumeras (porque todos somos diferentes), ainda assim facilmente seriamos capazes de nos repetirmos. Apesar da lista de medos que existe espalhada pela humanidade, temos muito mais em comum do que imaginamos - até porque um medo nunca vem só. Eles juntam-se em grupos como se fossem colegas de escola. E portanto eu quis mais. Quis chegar a algo que caracteriza-se a minha fragilidade, fosse o motivo do meu comportamento face a escolhas difíceis ou decisivas. Quis perceber o que me faz mover por meios seguros para não ter que encarar de frente com assuntos que ensurdecem os meus pensamentos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDurante o processo de reflexão percebi que usamos a palavra - \u003Cb\u003Emedos \u003C\/b\u003E- de um modo geral e aleatória, onde encaixamos uma colectânea de sensações que gostamos de manter longe. Repulsa, Receios e Apreensão. Aparentemente parecem apenas sinónimos, mas aplicados e visualizados no quotidiano fazem-se sentir de forma diferente, transmitindo-nos sinais que nos permitem distingui-los. Para mim a Repulsa é tudo o que não conseguimos tocar e nos mete nojo só de estarmos a observar. Os Receios é uma sensação acompanhada principalmente por incerteza, como se tivéssemos num limbo a tentar manter o equilíbrio, porque a pressão do momento dificulta-nos a capacidade de escolha (e como qualquer ser humano, queremos sempre fazer a escolha certa. Está intrínseco na nossa genética, não há como mudar, podemos tentar o que quisermos, vai voltar sempre ao ponto de partida). Sinto que os receios estão muito mais ligados a decisões físicas - por meio da tentativa -, do que a decisões interiores, psicológicas. Já a Apreensão, em contrapartida, está muito mais associada a ocasiões psicológicas. Isto porque, provoca sentimentos mais fortes (como ansiedade) e tende a moldar-nos a nossa maneira de pensar, nocivamente. Vou dar um exemplo:\u003Ci\u003E Com o começar do novo ano defini um objetivo pessoal - ser mais atenta ao meio que me rodeia e assim criar ligações mais fortes com as pessoas.\u003C\/i\u003E Apesar de ser um processo longo e trabalhoso é também um processo que vai gerar muitas dúvidas e crises de identidade, porque a mudança não ocorre repentinamente e os sinais físicos, que acalmam a ansiedade, são raramente visíveis. O que nos leva a pensar que somos incapazes de continuar - o tal pensamento nocivo evidenciado! - que muitas vezes nos leva a querer desistir.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EE portanto o meu maior medo, que me deixa a pensar por horas e a duvidar de mim por dias, não posso afirmar propriamente que é a efemeridade da minha presença na Terra, mas o término da mesma sem que tenha a oportunidade de construir algo ou fazer parte de algum acontecimento que me satisfaça por inteiro. O facto de um dia não conseguir ter a sorte de sentir que o meu propósito aqui foi cumprido faz-me duvidar muitas vezes se estou a seguir o caminho certo. E esta sensação de não saber se vou ser capaz de chegar a um propósito que me satisfaça, provoca-me medo da morte - é como a falácia \"Bola de Neve\" que aprendemos durante o secundário em filosofia.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO desígnio da vida está exactamente na sensação surpresa do desconhecido. Tenho noção disso! Mas todos nós sabemos que muitas vezes as noções que temos nem sempre vão ao encontro dos nossos comportamentos. E apesar de, por vezes, me deixar levar pelo \u003Ci\u003Eflow\u003C\/i\u003E\u0026nbsp;e tirar o proveito possível do presente - à minha maneira -, prefiro mil vezes saber com o que conto. Embora abrace sempre a mudança com um carinho muito especial, a incógnita permanente de um futuro que não sei qual será e portanto não sei se sou capaz de o construir é algo que vai muito mais além das minhas capacidades de compreensão e aceitação. Deixa-me nervosa. Ansiosa. Talvez um dia consiga perceber a beleza de não sabermos se chegamos a viver a sensação de propósito cumprido, mas agora é apenas uma ideia que me assusta. Bastante.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1010006344315673949\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/13-medo_19.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1010006344315673949"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1010006344315673949"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/13-medo_19.html","title":"1+3: medo"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-98WbRWjYnXQ\/XEJ6Dp4lsJI\/AAAAAAAABus\/InDvB5ff0qc5j9YC3oj_Ompq6-NpJ0tqwCLcBGAs\/s72-c\/2018-06-24%2B08.30.18%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-9195197254996883844"},"published":{"$t":"2019-01-11T15:06:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T20:56:33.227+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"contas que me inspiram"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-CBTsf87C_tA\/XDivUawpKjI\/AAAAAAAABuQ\/XnSPbwvzvKISYyjjD7jzk3Adi0TRAmZngCLcBGAs\/s1600\/large.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"375\" data-original-width=\"500\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-CBTsf87C_tA\/XDivUawpKjI\/AAAAAAAABuQ\/XnSPbwvzvKISYyjjD7jzk3Adi0TRAmZngCLcBGAs\/s1600\/large.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EHá uns tempos atrás surgiu um movimento no \u003Ci\u003EInstagram\u003C\/i\u003E que consistia em divulgar quem nos inspirava através de \u003Cb\u003E#partilhaquemteinspira\u003C\/b\u003E. Pareceu-me ter havido bastante adesão ao mesmo, pelo que consegui acompanhar deste, no entanto não aderi apesar de achar o conceito bem interessante em diversos aspetos. Além de ajudar a divulgar as páginas em causa (não digo isto apenas por interesses numéricos e estatísticos das páginas em si, mas porque ao aumentar uma comunidade é sinal que a informação chega a todos os interessados nela), cria interação entre o público com os mesmos interesses. E não há nada melhor que podermos ter alguém com quem trocar ideias sobre um assunto, sem corrermos o risco de nos sentirmos entediados com a conversa que apenas continuamos a responder por educação e respeito pela outra pessoa.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EConversar nunca foi uma forte característica minha, mas quando se trata de assuntos que entendo ou me fascinam, não há quem me consiga calar. E saber que a outra pessoa sente o mesmo entusiasmo que eu ainda me cativa mais a alimentar a conversa. Ao ver os resultados incríveis que decorreram desta mega interação, decidi mostrar-vos as contas que mais me inspiram - inclui \u003Cb\u003EBlogs\u003C\/b\u003E, \u003Cb\u003EInstagrams\u003C\/b\u003E e mesmo \u003Cb\u003ECanais de YouTube\u003C\/b\u003E.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/www.instagram.com\/marianasoaresbranco\" target=\"_blank\"\u003EMARIANA SOARES BRANCO\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPara além de ser médica (por si só, para mim já é impressionante) é também uma grande entusiasta de moda e lembro-me de acompanhar o seu trabalho desde a altura que recreava \u003Ci\u003Elooks\u003C\/i\u003E - fantásticos \u003Ci\u003Eby the way\u003C\/i\u003E - e partilhava connosco no Blog do qual era fundadora - \u003Cb\u003EMiss Tangerine\u003C\/b\u003E. Agora usa o seu \u003Ci\u003EInstagram\u003C\/i\u003E para esclarecer dúvidas e desmistificar ideias erradas sobre diversos assuntos de saúde. E claro, continua a partilhar os seus \u003Ci\u003Elooks\u003C\/i\u003E que tanto gosto.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cb style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/www.instagram.com\/catarinafpb\" target=\"_blank\"\u003ECATARINA F P BARREIROS\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EVive, ou pelo menos diz que tenta viver uma vida mais sustentável e na verdade aprendo todos os dias um pouco mais sobre como ser sustentável. Apesar de ter noção da importância do tema e o quanto é urgente passar das palavras à ação, foi a partir do momento que comecei a acompanhá-la que realmente me caiu a ficha. Comecei a ganhar mais interesse e a querer mudar alguns pequenos hábitos que para nós são insignificantes, mas que na totalidade fazem diferença.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cb style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/www.instagram.com\/mariagdgsousa\" target=\"_blank\"\u003EMARIA GALVÃO DE SOUSA\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EFundadora do Blog - \u003Ca href=\"http:\/\/www.contemporaryliveshere.com\/\"\u003E\u003Cb\u003Econtemporary lives here\u003C\/b\u003E\u003C\/a\u003E -, sigo-a à risca desde que me lembre de ter Blog, mesmo antes de ter começado este. Ela é uma total inspiração tanto a nível de moda como em termos fotográficos. E o que me fez cativar no seu trabalho foi o seu gosto enorme pelo \u003Ci\u003Evintage\u003C\/i\u003E, porque para além de ser sustentável, mostra-nos que ao reaproveitar roupas antigas também é possível ter muita pinta.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cb style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/joanarito.blogspot.com\/\" target=\"_blank\"\u003EJOANA RITO\u003C\/a\u003E\u0026nbsp;\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA miúda que acompanho à menos tempo, mas que tem as melhores \u003Ci\u003Ereviews\u003C\/i\u003E de livros de sempre. É simpática e não dá para não sentir as boas energias que transmite com o seu trabalho e portanto é impossível não ficar bem disposto e com um sorriso dentro do seu espaço.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cb style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/bobbypinss.blogspot.com\/\" target=\"_blank\"\u003EINÊS MOTA\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETem uma escrita simples, mas cativante. Partilha connosco todas as semanas conteúdos das suas experiências do seu quotidiano de uma forma breve, mas que nos deixa agarrados como leitores do seu blog. Esperamos dia após dia ansiosos por saber qual é a nova aventura da sua semana.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"display: inline !important; text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv style=\"display: inline !important;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/www.youtube.com\/channel\/UCERSZZHAW-FPucWTw53Yz_Q\" target=\"_blank\"\u003ETOMÁS SILVA\u003C\/a\u003E \u003C\/b\u003E+\u003Cb\u003E \u003Ca href=\"https:\/\/www.youtube.com\/channel\/UCkVFtkjbhZLlKxRoUGVrNVA\" target=\"_blank\"\u003EMAFALDA CREATIVE\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAmbos \u003Ci\u003Eyoutubers\u003C\/i\u003E de estilos de filmagens diferentes, mas ainda assim juntei-os porque criam conteúdos idênticos e são formidáveis no seu trabalho, cada um dentro do seu estilo.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO Tomás tem das melhores qualidades de filmagens a nível do youtube de entretenimento e os \u003Ci\u003Esketches\u003C\/i\u003E são o melhor dos seus vídeos - conseguimos ver o gosto que coloca no seu trabalho e o quanto se esforça por manter a naturalidade do quotidiano.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA Mafalda usa acontecimentos que tendemos a esconder mas que se sucedem com todos nós e desmistifica-os através da comédia. Em segundos momentos constrangedores passam a ser engraçados e faz-me rir do início ao fim dos seus vídeos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EE a vocês quem é que vos inspira?\u003C\/b\u003E Contem-me quais são as vossas contas favoritas. Quero-vos conhecer um pouco melhor e quem sabe conhecer novas pessoas que também possam vir a torna-se em novas inspirações para mim.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/9195197254996883844\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/contas-que-me-inspiram.html#comment-form","title":"17 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/9195197254996883844"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/9195197254996883844"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/contas-que-me-inspiram.html","title":"contas que me inspiram"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-CBTsf87C_tA\/XDivUawpKjI\/AAAAAAAABuQ\/XnSPbwvzvKISYyjjD7jzk3Adi0TRAmZngCLcBGAs\/s72-c\/large.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"17"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-8057022089235114630"},"published":{"$t":"2019-01-04T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T16:18:38.179+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"porque não?"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-TNpeCFPZ9P8\/XFm3HEtzL1I\/AAAAAAAABwE\/mh0XxnVlwtodxQkjtk3RLHd52v9UcTovQCLcBGAs\/s1600\/2017-06-02%2B07.11.52%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDesde que entrei para a plataforma e passei a ser mais um membro do Blogger sempre fui muito reticente no que toca à divulgação da minha página, talvez por medo da crítica e talvez porque as pessoas estão tão habituadas a conhecer-nos dentro de padrões que quando nos desviamos um pouco daquilo que nos conhecem existe um impacto de choque. O receio foi-se mantendo e apesar de querer partilhar ideias e experiências importantes com o mundo, mantive-me confortável porque era mais seguro. É certo que é mais seguro, mas porque é que os consumidores de conteúdo saberem da minha existência no blog também não pode ser seguro e mais cativante para mim?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETenho vindo a fazer esta reflexão interior, que se tem alastrado e modificado a minha resignação relativamente ao facto de me manter presa em caixas. Eu gosto de escrever, e mesmo que as pessoas que me conhecem ou mesmo as que não me conhecem, estranharem esta minha capacidade e gosto, não vai mudar nada. Aliás oprimir o gosto que tenho pela escrita, pelo medo das reações e críticas que possa receber, só me vai fazer sentir pior por estar a abdicar de um sonho que tenho - escrever. Por vezes temos de sair da nossa zona de conforto para conseguirmos atingir os nossos objetivos e se para isso é necessário deixar de ter medo que o meu blog seja descoberto, vou aceitar os riscos e deixar de trancar a sete chaves algo que realmente gosto de fazer. E qual seria o pior que poderia acontecer? Consigo imaginar um ou outro cenário menos oportuno, mas não muito mais.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EE se tantas pessoas o fazem, porque é que não posso ser mais uma dessas pessoas, que escreve para pessoas? Também posso e vou continuar a fazê-lo até que a minha vontade o dite.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão abdiquem dos vossos sonhos ou usem a desculpa: \u003Ci\u003E\"talvez isto não seja para mim\"\u003C\/i\u003E, porque só se estão a enganar a vocês mesmo. Todos navegamos no mesmo barco e todos nós vivemos tempos duvidosos que nos fazem recear a mudança e isso é perfeitamente normal e legítimo. No entanto, deixar-nos influenciar por receio alheio deixa de ser justificável, porque todos nós temos receios de principiante e os outros percebem e aceitam isso, porque também já passaram pelo mesmo noutra situação idêntica. E temos que\u0026nbsp;interiorizar que qualquer conteúdo é feito com um determinado propósito e para um público em específico, portanto não podemos querer cativar todo o tipo de comunidades\/grupos etários. O mais importante é gostarmos do que fazemos ao invés de fazermos porque é aceitável por uma maioria de pessoas.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/8057022089235114630\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/porque-nao.html#comment-form","title":"10 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8057022089235114630"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8057022089235114630"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/porque-nao.html","title":"porque não?"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-TNpeCFPZ9P8\/XFm3HEtzL1I\/AAAAAAAABwE\/mh0XxnVlwtodxQkjtk3RLHd52v9UcTovQCLcBGAs\/s72-c\/2017-06-02%2B07.11.52%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"10"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1299430986403127953"},"published":{"$t":"2019-01-01T21:05:00.002+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T16:21:45.921+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"voltar no tempo e reviver 2018"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"865\" data-original-width=\"1080\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-vO55FHIcxgI\/W00AyqyegoI\/AAAAAAAABgA\/5jUe6Qyy7rI6ze5yRBcacsTYR5FO7DQ0ACPcBGAYYCw\/s1600\/IMG_20180624_213645_668.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENão é costume partilhar as minhas conquistas nem os meus momentos de grandes emoções. Tanto os que me fazem sentir com o coração quentinho, nem os que me colocam em estado de alerta máximo. Mas este ano, que acabou de terminar, não foi um ano como todos os outros e sinto a necessidade de partilhar o quão especial foi. Atingi objetivos que nunca pensei conquistar este ano, vivi experiências que nunca seriam uma opção a ponderar pela Inês de à 1 ano, que tinha um medo incontrolado de tudo o que não conseguisse controlar, mas principalmente, aprendi mais e tornei-me numa versão melhorada de mim. E por tudo isto, o meu ano resume-se em gratidão. Apesar de todas as tristezas, que também fazem parte, sinto-me acima de tudo grata. Por ter tido a possibilidade de conhecer mais do meu país, evoluir pessoalmente e deixar alguns maus hábitos para trás, acompanhar os velhos amigos e dar as boas vindas aos novos, assim como viver experiências únicas que se fossem noutro tempo provavelmente não seriam possíveis. O tempo é um factor importante e portanto eu gosto de acreditar que se não me foi dado mais tempo é porque não tinha de o ser. Talvez mais tempo estragaria o encanto.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EObrigada a todas as pessoas-luz que me acompanharam e permitiram que as acompanhasse também. Ao meu gato que com a sua partida me ensinou que o importante de uma amizade não está na presença constante, mas no sentimento que permanece como magia. A probabilidade de te ter tido na minha vida era tão baixa e só por si eu já sinto uma alegria tão grande por ter tido essa sorte.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EObrigada aos meu pais por me terem permitido viver a minha experiência de sonho em Lisboa. Valeu tanto a pena, cada viagem longa para chegar a casa, todas as horas a planear o trabalho para o dia seguinte. Respirar um novo ar e ver que ainda há uma réstia de esperança na minha área do curso foi o empurrão que estava a precisar para continuar a acreditar e alegrar o meu ânimo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EE para além destas experiências recompensadoras, sinto-me completa porque além dos amigos fantásticos que tenho e que tornaram os meus anos académicos numa autêntica aventura, ajudaram-me e acompanharam-me até ao dia em todos juntos pudemos dizer que estávamos oficialmente licenciados - foi um retrato bonito que nunca vou esquecer. Comecei a trabalhar e descobri que as pessoas são fantásticas, que afinal tempo não me falta e é tão bom poder ter o nosso dinheiro.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EObrigada a todos!\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1299430986403127953\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/voltar-no-tempo-e-reviver-2018.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1299430986403127953"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1299430986403127953"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2019\/01\/voltar-no-tempo-e-reviver-2018.html","title":"voltar no tempo e reviver 2018"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-vO55FHIcxgI\/W00AyqyegoI\/AAAAAAAABgA\/5jUe6Qyy7rI6ze5yRBcacsTYR5FO7DQ0ACPcBGAYYCw\/s72-c\/IMG_20180624_213645_668.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"6"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1933288141086368007"},"published":{"$t":"2018-11-17T10:30:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-06T01:02:04.963+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"o poder das emoções e conexões"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-aim7qNs50Ys\/VuMH8eExf2I\/AAAAAAAAA9g\/JoM6cXoqMZEjJT2EDV_AZg6F8QnjKEG4gCPcBGAYYCw\/s1600\/2016-03-04%2B04.01.11%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EExiste uma frase que ouço muitas vezes e que eu própria já a prenunciei vezes sem conta - \"Mais vale estar sozinho, que mal acompanhado\" -, prenunciava-a com convicção e realmente acreditava no propósito da frase. Mas com o tempo e se formos recetivos a ouvir as perspectivas dos outros temos tendência a repensar nas nossas ideologias e prespetivas. Com isto não estou a dizer que nos devemos deixar influenciar pelas ideias dos outros, no entanto acho que é importante tanto para nós, como para o outro, sabermos ouvir os seus pensamentos, porque vai possibilitar, além de uma melhor interação e compreensão, propicia empatia que é uma das ferramentas fundamentais para se fomentar uma relação saudável.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EIsto para vos dizer, que cada vez mais acredito que mais vale estarmos mal acompanhados do que estarmos sozinhos, porque as relações interpessoais podem ser trabalhadas através da comunicação, ao compreender motivos e razões, ao expressar sentimentos e muito importante, perceber o que realmente esses sentimentos significam. As emoções são mensagens que o nosso cérebro formula para comunicar connosco para nos transmitir uma mensagem. Portanto, quando estamos perante uma situação problemática ou de decisão, na maioria das vezes, não sabemos o que fazer - o que é normal e legítimo - mas se tentarmos desmistificar as nossas emoções, ou seja, compreender o motivo -\u0026nbsp;\u003Ci\u003Eo porquê -\u0026nbsp;\u003C\/i\u003Ede sentirmos determinada emoção, automaticamente, encontramos a resposta ao problema que tanto procurávamos. As emoções fazem parte de um campo complexo que nem sempre exploramos como devíamos, e acreditem, as nossas emoções são a chave para muitas soluções, que sistematicamente não as valorizamos por estarem tão próximas. O fascinante, pelo menos para mim, é que o motivo pelo qual não conseguimos exteriorizar as nossas emoções advém da necessidade de expressarmos uma certa vulnerabilidade - na nossa sociedade ser vulnerável é comparável como \"pôr o dedo na ferida\" e involuntariamente levanta-se uma barreira defensora, para não haver o risco de se ultrapassarem os limites. Em contrapartida, as boas relações têm por base uma boa gestão da própria vulnerabilidade (Ainda existe muito preconceito em volta deste assunto, mas que aos poucos acredito que se vai tornar num conceito).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EÉ possível restabelecermos relações ou melhorarmos relações, porém é essencial não culpabilizarmos o outros porque vamos estar a desvalorizar a pessoa e eventualmente a ofendê-la, gerando logo de partida uma barreira e uma postura de defesa por parte do outro, por se sentir atacado. E diminui espontaneamente as probabilidades de se desenvolver qualquer tipo de relação. Outra questão passa por não exigir ao outro, uma vez que, a pessoa tem de estar aberta à possibilidade de expandir as suas relações, caso contrário a imposição de qualquer emoção ou ligação só a vai afastar ainda mais. Fazer o exercício de aprender a aceitar e tolerar o outro por intermédio de diálogo, empatia e respeito do tempo e espaço de cada pessoa, permite-nos perceber a ferramenta que temos nas nossas mãos e que nos tempos que correm ainda não é utilizada. O poder de criarmos conexões entre pessoas gera bem-estar e bom ambiente, mais do que adotarmos apenas uma postura de simpatia. Porque ao contrário do que nos é incutido, ser simpático não ajuda ninguém, é necessário sermos empáticos com o outro, para percebermos realmente a sua situação e sentimentos, só assim se consegue gerar entreajuda e motivar quem nos rodeia.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPartilhada a minha opinião acerca do \u003Ci\u003E\"Poder das Emoções e Conexões\"\u003C\/i\u003E, gostava de vos fazer algumas questões, para saber qual é a vossa opinião acerca deste tema.\u003C\/div\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u003Col\u003E\u003Cb\u003E\u003Cli\u003EQual é a vossa opinião acerca do ditado popular \"Mais vale estar sozinha, que mal acompanhada\"?\u0026nbsp;\u003C\/li\u003E\u003Cli\u003ENos tempos que vivemos acham que a nossa sociedade precisa de pessoas empáticas ou simpáticas?\u003C\/li\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/ol\u003E\u003C\/span\u003E\u003Col\u003E\u003C\/ol\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1933288141086368007\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/11\/tabletalk-o-poder-das-ligacoes.html#comment-form","title":"14 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1933288141086368007"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1933288141086368007"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/11\/tabletalk-o-poder-das-ligacoes.html","title":"o poder das emoções e conexões"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-aim7qNs50Ys\/VuMH8eExf2I\/AAAAAAAAA9g\/JoM6cXoqMZEjJT2EDV_AZg6F8QnjKEG4gCPcBGAYYCw\/s72-c\/2016-03-04%2B04.01.11%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"14"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1167851159734997864"},"published":{"$t":"2018-11-10T11:57:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T16:45:50.900+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"não vives sem"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO dia em que conheci o Blog da \u003Cb\u003EJoana Rito\u003C\/b\u003E, foi um acontecimento que me deu um quentinho no coração (e que tudo tem haver com o que vos quero transmitir), portanto eu não vos podia deixar de contar a rapidez e felicidade com que tudo se sucedeu. Fui abordada pela Joana através do \u003Ci\u003EInstagram\u003C\/i\u003E, que me dizia que tinha encontrado do meu Blog e que gostava do que tinha visto e propôs-me, logo de seguida, participar no desafio \u003Ca href=\"https:\/\/joanarito.blogspot.com\/2018\/07\/desafio-nao-vives-sem.html\"\u003E\"Não vives sem\"\u003C\/a\u003E que tinha criado. Claro que fiquei curiosa e senti um carinho enorme por ler as palavras dela. Espreitei igualmente o seu Blog, li o conceito por detrás do desafio e aceitei - adorei o princípio, era uma ideia de génio, ponderando que a cada dia nos esquecemos mais de nos lembrarmos o que realmente somos sem tecnologia. Aceitei o desafio.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"737\" data-original-width=\"750\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-Q9kfAt0nqCw\/W-bEsAHwuRI\/AAAAAAAABrM\/RqHEEFpTGB4d9W-fwW-4ZUlqWGujqPFpQCPcBGAYYCw\/s1600\/large%2B%25281%2529.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA complexidade não é o exagero ou a desconfiança, é a necessidade de obter certezas, não por paranóia, mas por procura de significado. Aprendi, talvez não da forma mais simpática, que ser complexa não é estar errada ou inserida no lado errado da sociedade que nos torna incompreensíveis e desconectados do meio e das pessoas (isto de acordo com as definições que estão incutidas na sociedade ativa), mas a magia que nos conecta a todos faz-se sentir de um modo singular em cada um de nós e portanto não há nada de errado em se ser complexo. Sem esta energia que me move, que eu gosto de chamar de magia, porque é assim que faz sentir - algo mágico sem grande descrição possível por falta de palavras -, eu não teria as certezas que tenho, não saberia o que tenho nem o que me significam. Ser complexa dá-me a liberdade de poder viver de acordo com as minhas emoções religiosamente, sem grandes complicações para compreender as intenções das pessoas e motivos por conveniência. Dá-me o privilégio de viver profundamente os sentimentos que nascem em mim porque tenho a constante necessidade de criar ligações fortes e experiênciar emoções arrebatadoras em ambos os extremos da escala. Se assim não for, não há magia em mim e não faz sentido alimentar energias que não me fazem sentir completa e satisfeita.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAs (poucas) ligações e conexões que construo ao longo da minha vida são resultado de um processo longo e de muita magia à mistura. Eu sinto quando as energias alheias são compatíveis à minha ou quando não o são, a sensação é eletrificante e foi assim que comecei a abraçar a capacidade de decisão e de escolha sobre qualquer coisa, porque assim me é permitido viver repleta de gratidão porque escolho aceitar o que sou, o que tenho e o que guardo. Nada mais, porque a questão deixou de ser \"com o que é que não vives sem...\", porque tudo o que eu tenho é tudo o que quero, nada para além do que me der magia é aceitável. Hoje a questão é: \"como escolho viver...\".\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1167851159734997864\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/11\/nao-vives-sem.html#comment-form","title":"5 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1167851159734997864"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1167851159734997864"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/11\/nao-vives-sem.html","title":"não vives sem"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-Q9kfAt0nqCw\/W-bEsAHwuRI\/AAAAAAAABrM\/RqHEEFpTGB4d9W-fwW-4ZUlqWGujqPFpQCPcBGAYYCw\/s72-c\/large%2B%25281%2529.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"5"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-115930528500197122"},"published":{"$t":"2018-10-28T10:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2019-02-10T16:46:19.912+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"experiências"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"a nova escritora"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"639\" data-original-width=\"960\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-5rFnXdmzjWA\/XGBVODEDVvI\/AAAAAAAABzE\/yS_dlKVi18Aq1emX1KHzrH1Byz4ykRT7wCLcBGAs\/s1600\/51407847_390978118332875_656597952919240704_n.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EFaz duas semanas que recebi uma notícia que me deixou perplexa de felicidade. Foi-me dada a oportunidade de ler, em primeira mão, o esboço de um novo livro, para dar a minha opinião acerca do trabalho desenvolvido. Quando a Ana Rita Correia me enviou uma mensagem a perguntar se realmente estava disponível para ler o seu segundo livro (ainda não editado, nem publicado) a minha resposta não podia ser mais óbvia e rápida. Os meus olhos brilhavam e apesar do medo que tinha pela responsabilidade e confiança que me foi depositada, a alegria e entusiasmo que sentia conseguiram superar o pouco receio que perdurava em mim.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPara quem não conhece a Ana Rita Correia, ela é a autora do livro \u003Ci\u003E\"Tudo o que Sempre Quis\"\u003C\/i\u003E e podem conhecer mais sobre si e do seu trabalho através do seu blog -\u003Cb\u003E \u003Ca href=\"https:\/\/the-choice-26.blogspot.com\/\" target=\"_blank\"\u003EThe Choice\u003C\/a\u003E\u003C\/b\u003E.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDurante a leitura do esboço foram surgindo, constantemente, perguntas ás quais eu necessitava de encontrar uma resposta. E fui questionando essas mesma dúvidas a mim mesma de acordo com obstáculos que fui superando ao longo da vida e também coloquei algumas questões à própria autora que me respondeu com a melhor das sinceridades. Sem dúvida que esta experiência revolucionou o meu estado de espírito e me deu mais alento para concretizar os meus sonhos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEu não sei quanto a vocês, mas assim que o livro for publicado um deles vai ser meu. E garanto-vos que por muito que possam esperar, e devem esperar algo fantástico, vão ficar tão surpresos quanto eu fiquei. A vontade de continuar sempre a ler era tão grande que acabei por o terminar em 2 dias, porque não era mesmo capaz de parar, queria saber sempre mais do que iria acontecer. Fiquei completamente agarrada à leitura e viciada no enredo da história e é livros assim que me mantém o bichinho de querer experimentar novos livros e conhecer novos autores. Este novo livro da Ana Rita é uma lufada de ar fresco, apesar de nos fazer sentir um pouco pequeninos, dá-nos a garra para nos tornarmos grandes.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuero deixar o meu agradecimento especial à Ana Rita por me ter deixado contribuir com as minhas palavras e opinião sobre o seu novo livro que está para chegar e também por ter aceite colaborar comigo para este post. Tendo em conta que me surgiram tantas questões e a minha curiosidade nunca mais acabava, decidi entrevistar a Ana Rita para perceber um bocadinho melhor sobre a sua nova rotina. De seguida segue-se a entrevista.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-2CtbkP8RyFI\/W8vFVV9HsfI\/AAAAAAAABmk\/IHvx5DpAlYkf0i7FmX_oON-Wal5x0PGIwCPcBGAYYCw\/s1600\/laurel-divider-png-3.png\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"249\" data-original-width=\"1600\" height=\"30\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-2CtbkP8RyFI\/W8vFVV9HsfI\/AAAAAAAABmk\/IHvx5DpAlYkf0i7FmX_oON-Wal5x0PGIwCPcBGAYYCw\/s200\/laurel-divider-png-3.png\" width=\"200\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EO QUE TE FEZ APAIXONAR PELA ESCRITA?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EDesde criança que adorava fazer cópias e ditados. Adorava escrever à mão. Mais tarde, pelos meus 14 anos comecei a escrever pequenas histórias num caderno de capa preta. Era intitulado “De Alma e Coração: Páginas de Liberdade” e nele continha várias histórias soltas. A primeira foi sobre a história de vida do meu avô que tinha falecido há poucas semanas. Foi naquele caderno que a escrita despertou em mim. Já tinha uma imaginação…ui! Nunca houve nada concreto que me tivesse feito apaixonar pela escrita, talvez a liberdade que me proporciona. É como um calmante. Quando escrevo ajuda-me a esquecer o stress do dia-a-dia e a viajar para outros lugares, criando histórias e personagens que poderiam retratar qualquer pessoa da nossa sociedade.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ETENS ALGUMA PREFERÊNCIA A NÍVEL DE ESTILO LITERÁRIO DOS LIVROS QUE LÊS?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ELeio muito de tudo um pouco mas adoro o estilo de \u003Ci\u003ENicholas Sparks\u003C\/i\u003E – mais para o romance – e \u003Ci\u003ELesley Pearse\u003C\/i\u003E sempre histórias do tempo da guerra mundial com personagens que sofreram muito desde crianças as deram a volta por cima e tornaram-se fortes. Mas adoro qualquer coisa que tenha palavras. Adoro policiais, só não aprecio muito poesia.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EQUANDO É QUE PERCEBESTE QUE \"TUDO O QUE SEMPRE QUIS\"\u0026nbsp;IA SER O TEU PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EAdmito que só pensei nisso a sério muito depois de o ter terminado. Até então escrevia apenas porque me apetecia. Já tinha começado um outro livro por brincadeira mas nunca o terminei e neste caso fui escrevendo até ter ideias. Estive 6 meses bloqueada e quando achei que ia ser só mais um projecto inacabado a inspiração voltou em força e consegui levá-lo até ao fim, sem nunca pensar que um dia teria coragem de o publicar embora essa ideia me agradasse.\u003Cbr \/\u003EQuando o terminei senti-me satisfeita e orgulhosa do meu trabalho. Sabia que tinha uma importante e forte mensagem e gostava que chegasse às outras pessoas. Primeiro publiquei no blog, depois no \u003Ci\u003Ewattpad\u003C\/i\u003E. Quase todas as pessoas gostaram e então surgiu a ideia, porque não? Foi aí que percebi que podia arriscar. O não está sempre garantido.\u003Cbr \/\u003E“Tudo o que Sempre Quis” foi escrever um livro, mesmo quando não pensava nisso a sério.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: small;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-weight: bold;\"\u003EÉ VERDADE QUANDO DIZEM QUE É \u003C\/span\u003E\u003Cb\u003EDIFÍCIL\u003C\/b\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-weight: bold;\"\u003E\u0026nbsp;DE PERCEBER SE CHEGÁMOS AO FINAL DA HISTÓRIA, OU É APENAS UM MITO?\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003Cbr \/\u003EVerdade, verdadinha. Lembro-me de chegar à última linha e perguntar-me “E agora? Já acabei. O que faço com isto? O que vou escrever a seguir?”. Ainda para mais demorei cerca de dois anos a terminar \u003Ci\u003E“Tudo o que Sempre Quis”\u003C\/i\u003E. Liguei-me às personagens como se fossem pessoas reais. Acredita que ainda tenho saudades delas e por isso mesmo decidi que haveria uma continuação mais tarde. Achei\u0026nbsp;que ainda tinham muito por contar. Muito para dar.\u003C\/div\u003E\u003Cb\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EPRETENDES CRIAR UM CUNHO SÓ TEU NA ESCRITA?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EGostava mas não sei se conseguirei. Há por aí tantos autores a escrever sobre tudo um pouco que tenho receio de não me distinguir deles. Ainda mais, sou nova nestas andanças. Daqui a um tempo, talvez? Quem sabe? Se gostava, se sonho com isso…sim. Se irei conseguir, não sei. Veremos.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ECONTA-ME COMO COSTUMAS FAZER A GESTÃO DOS CAPÍTULOS, TENS ALGUMA LÓGICA, ORDEM TEMPORAL OU DE AÇÕES ESPECÍFICA? OU É ALGO DIFERENTE?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EA gestão de capítulos, quanto a mim, não tem segredo nenhum. Apenas costumo dividir por partes em que acho que ficaria bem uma quebra, sobretudo para levar a pessoa a querer ler o que virá a seguir. O “segredo” é levar os leitores a quererem ler sempre só mais um capítulo, apenas só mais um e quando dão por si acabaram o livro porque não conseguiam parar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ECOMO FOI A TUA EXPERIÊNCIA DURANTE TODO O PROCESSO DE EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO TEU LIVRO? E COMO DESCREVES A SENSAÇÃO DA TRANSAÇÃO DE UM SONHO PARA UM GRANDE OBJETIVO CUMPRIDO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EA minha experiência foi muito boa até. A \u003Ci\u003E“Euedito”\u003C\/i\u003E é muito acessível e são muito simpáticos, sempre dispostos a responder às minhas dúvidas de novata. Tinha receio que corresse mal por qualquer motivo. Vivi sempre essas semanas, meses, ansiosa por ver o resultado final. Quando vi a capa o meu coração parou. Era aquela e ponto final. A designer foi excelente e será ela que irá trabalhar nas capas dos meus próximos projectos, decidi logo isso. Apesar de tentar fazer tudo com calma e de forma responsável, só consegui dormir quando me chegou às mãos o livro-teste. Nesse dia ainda não acreditava que estava a acontecer. Apeteceu-me rir e chorar ao mesmo tempo. Só caí realmente em mim quando cheguei a casa e tinha uma data de caixotes à minha espera cheia dos meus livros. Mais ainda foi quando o apresentei pela primeira vez. Aí sim, senti que era real.Que estava mesmo a acontecer. E aquela adolescente de 14 anos que escrevia às escondidas num caderno de capa preta emergiu dentro de mim e entregou-se à emoção do momento.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EQUAIS FORAM AS MAIORES BATALHAS QUE TIVESTE DE ENFRENTAR PARA CONSEGUIR PUBLICAR O TEU PRIMEIRO LIVRO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EConseguir arranjar alguém que o publicasse e que o preço fosse acessível. É muito caro mesmo publicar um livro. Sobretudo em algumas editoras que aceitam tudo o que lhes cai nas mãos mas preocupam-se mais em ganhar dinheiro do que fazer um bom trabalho. Nestas coisas o dinheiro manda muito. Depois disso vem as decisões que temos de tomar, que capa escolher etc. São coisas que demoram tempo e por vezes não temos paciência para esperar mais.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EQUAL A TUA OPINIÃO SOBRE O MUNDO DAS EDITORAS?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EO mundo das editoras tem muito que se diga. Ou escreves muito, muito bem e consegues que uma grande editora te pague para escrever ou estás sujeita a pagar e bem pelo teu trabalho e esforço. Infelizmente é assim. Por isso cada vez mais pessoas recorrem, tal como eu, à edição de autor. É mais económico, muito mais. E fica bem feito na mesma a desvantagem é que não tens apoio de uma editora para divulgação, distribuição e apresentações. Estás por tua conta e tens de pôr pernas ao caminho e arranjar tu soluções. É possível? Claro que sim. Mas é muito cansativo e trabalhoso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ECOMO GERES A TUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL, AGORA QUE PUBLICASTE UM LIVRO, COM A TUA VIDA COMO ESCRITORA?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ENão é fácil gerir tudo isto. Já era difícil a vida pessoal e profissional e agora a juntar a festa tudo o que implica na vida de escritora… agora que acabei as apresentações por motivos de força maior, torna-se mais fácil. Já me posso dedicar aos fins de semana a outras coisas mas ao início, preparar as apresentações e tudo o que isso implicava, foi…chato. Os dias deviam ter 30 horas e eu devia de ter mais tempo para tratar de tudo.\u003Cbr \/\u003EMas com calma e paciência tudo se consegue. Há tempo para nos dedicarmos a tudo se o fizer-mos com gosto.\u003C\/div\u003E\u003Cb\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ECOMO ENCARAS A POSSIBILIDADE DE SERES ESCRITORA COMO ALGO SÓLIDO E A TEMPO INTEIRO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EAi! Esse é o meu maior sonho! Adorava poder fazer vida de escritora a tempo inteiro mas infelizmente não é possível. Pelo menos não por enquanto. Talvez um dia quando as editoras me pagarem para escrever. (Risos)\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003ESE O TEU LIVRO TIVESSE SIDO ESCRITO POR OUTRA PESSOA AINDA NÃO CONHECIDA, TAL E QUAL COMO TU, LERIAS O LIVRO? E QUAL SERIA A TUA OPINIÃO SOBRE O MESMO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ELeria sem dúvida alguma. Gosto de ler livros escritos por pessoas que tal como eu, estão agora a começar o seu caminho no mundo da escrita. Primeiro, apaixonada como sou pelo mar e pelo surf a capa cativava-me logo. Depois a sinopse deixa aquele mistério no ar sobre o que raio terá acontecido com aqueles 5 jovens. Sou muito suspeita para responder a esta pergunta mas acho que a opinião seria boa. Hoje, sei que podia ter desenvolvido mais algumas partes mas no geral tem uma mensagem muito forte que eu gostava muito que chegasse às pessoas sobretudo aos jovens que andam meio perdidos e lhes desse esperança que no final, tudo se recompõe. Há sempre espaço para recomeçar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EEXISTEM SEMPRE ERROS E COISAS QUE APRENDEMOS COM O TEMPO E EXPERIÊNCIA, QUAIS OS ENSINAMENTOS QUE ESTE PROCESSO TE DEU PARA UMA PRÓXIMA PUBLICAÇÃO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ENão mudava nada do que fiz até agora. Em termos de escrita, de paginação e revisão aprendi muita coisa com o primeiro livro que agora irei aplicar no segundo mas no processo em si, não mudava nada. Correu tudo como deveria correr.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: small;\"\u003EQUAL É A SENSAÇÃO DE TER UM LIVRO PUBLICADO?\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ENão há palavras que descrevam essa sensação. Sentes-te como tivesses um dever cumprido, como se tivesses feito o teu propósito. É incrível. Não há palavras. Só quem passa por isso sabe qual o sentimento.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"line-height: 107%;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-family: \u0026quot;times\u0026quot; , \u0026quot;times new roman\u0026quot; , serif;\"\u003E\u003Ci\u003E\u003Cb\u003ENota:\u003C\/b\u003EObrigada Inês por esta entrevista e curiosidade sobre o meu trabalho.\u003C\/i\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/115930528500197122\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/10\/entrevista-recem-escritora.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/115930528500197122"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/115930528500197122"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/10\/entrevista-recem-escritora.html","title":"a nova escritora"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-5rFnXdmzjWA\/XGBVODEDVvI\/AAAAAAAABzE\/yS_dlKVi18Aq1emX1KHzrH1Byz4ykRT7wCLcBGAs\/s72-c\/51407847_390978118332875_656597952919240704_n.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-6759847624648129710"},"published":{"$t":"2018-09-03T10:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T21:26:56.744+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: um objetivo em progresso"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-OxDGHN9VlZM\/XFn_ayZDjCI\/AAAAAAAABxM\/uePy6ChROdIp27zOPSnTohu2Kb5VaDg4wCLcBGAs\/s1600\/2019-01-11%2B02.23.34%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: justify;\"\u003EUm dos meus grandes objetivos para este ano de 2018 é começar a conduzir. Aliás na minha lista de \u003Ci\u003EGoals 2018 \u003C\/i\u003Eestá escrito mais precisamente da seguinte forma: \"Aprender novamente a conduzir\", porque realmente criou-se um pequena história em volta disto sem um propósito propriamente explicito o que torna a história estranha e engraçada ao mesmo tempo. Não existe uma explicação para o que aconteceu, fui deixando o tempo passar e foi apenas acontecendo. Vou-vos então contar mais detalhadamente a história.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAntes de entrar para a faculdade decidi, mesmo já tendo terminado o secundário, ficar mais um ano para melhorar a média e portanto assistia às aulas das disciplinas das quais tinha exame e frequentava uma disciplina extra em que estava inscrita - psicologia - para poder estar na escola. Tendo em conta o tempo livre que a situação me permitia ter e considerando que os meus pais me tinham oferecido o pagamento para tirar a carta de condução no verão pelos meu aniversário, pensei: porque não tentar tirar a carta nesta altura, visto que tenho mais tempo livre e assim além de se tornar mais fácil, ocupo o meu tempo. E assim foi. Comecei a ir às aulas de código quase todos os dias à tarde e antes das aulas começarem ia mais cedo para fazer testes seguidos, vezes sem conta, para praticar e claro para arranjar um lugar na sala dos computadores.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EUns meses depois, mais ou menos seis meses, inscrevi-me para ir a exame de código, mas não contei a data a ninguém, nem aos meus pais, queria fazer-lhes uma surpresa - com a aproximação dos dias para o exame rezava para que tudo corresse bem e fosse um ótima surpresa. No dia do exame estava uma pilha de nervos, mas incrível que pareça terminei o meu exame cerca de 20 minutos antes do tempo final e já com a revisão feita. Passei com 1 resposta errada. Estava tão feliz que fui o mais rápido possível ter com a mina mãe ao local de trabalho dela para lhe contar porque não conseguia guardar a felicidade até à noite. E mal cheguei a casa contei ao meu pai também. Foi uma alegria em todo o lado.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDepois da primeira etapa concluída e que a maioria considera a mais complicada, passei para as aulas de condução que me assustavam profundamente. Para mim a etapa mais complicada era a condução, o exame escrito era \"canja\". Sempre admirei as pessoas que conduziam bem e tentava perceber como o faziam porque queria ser capaz de conduzir igualmente bem. Ao dizer isto soa infantil e sinto-me igualmente estúpida, mas desde pequena, não sei bem o porquê, acho que conduzir é uma tarefa complicadíssima por tudo o que implica. E definitivamente eu era um desastre no que toca a carros, mudanças e coordenação motora. Com o tempo fui percebendo como tudo funciona e aperfeiçoando as minhas técnicas de condução. No entanto as aulas estavam a terminar e tinha de me inscrever para o exame e assim foi, tal e qual como da primeira vez também não contei nada a ninguém. O problema de não contar a ninguém é que a surpresa pode ser muito boa ou muito má. E desta vez tive que dar uma notícia desastrosa: \"Pai Mãe fui hoje a exame de condução... (só pela minha cara eles já sabiam a resposta, mas esperaram para ouvir da minha boca)... e reprovei no exame\". Não estava ainda preparada é verdade e eu sabia o risco que corria, mas decidi arriscar na mesma e tive as consequências que já estava à espera.\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u003Cb\u003ELição 1\u003C\/b\u003E | Quando sentirem que não estão preparados o suficiente, é preferível comprarem mais aulas do que arriscarem tudo. Visto que depois fica muito mais caro e ainda te vais sentir decepcionado contigo. No meu caso também tive um bocadinho de sensação de culpa, uma vez que foram os meus pais que me pagaram a carta.\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOs meus pais disseram que me pagavam a reprovação porque pode acontecer a todos, mas que era a única vez. Nas segunda vez que tive aulas decidi que ia dedicar mais e estar ainda mais atenta para nada me escapar. E pois bem, assim que fui a exame de condução pela segunda vez correu tudo muito bem e finalmente tinha a carta - naquele preciso momento em que o engenheiro disse que tinha passado senti-me orgulhosa e livre. Desta vez tinha contado apenas aos meus pais a data do exame, não caí no mesmo erro.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u003Cb\u003ELição 2\u003C\/b\u003E | Se quiserem fazer uma surpresa deste tipo aos vossos pais tenham antes a certeza que realmente vai correr tudo bem, caso contrário é preferível que eles estejam a contar com ambas as possibilidades - torna-se mais fácil contar e a desilusão é menor para ambos.\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EFoi um mês de muitas alegrias, passado uns tempos também soube em que universidade tinha entrado e com toda esta correria conduzi apenas umas duas ou três vezes depois de ter a carta na mão. Comecei a ir para a faculdade de autocarro porque ficava mais em conta, porque o passe até é acessível, porque o carro durante a semana estava \"ocupado\" pela minha mãe e aos fins de semana e ás horas que não estava ocupado eu tinha ou que estudar ou trabalhos para fazer. E para além das desculpas que criava em mim para justificar o facto de não me dar ao trabalho de praticar a minha condução, os meus pais achavam que o facto de não conduzir era porque tinha medo de o fazer e portanto não me incentivavam a fazê-lo.\u0026nbsp;\u003Ci\u003ESad storie, principalmente depois de toda a dificuldade que tive para a tirar, I know!\u0026nbsp;\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ci\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/i\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u003Cb\u003ELição 3\u003C\/b\u003E | Não atribuam culpa a coisas que nem sequer servem como desculpa para aliviarem a vossa culpa e justificarem a vossa malandrice, porque nunca vai resultar e só vai adiar o inevitável. Existe sempre maneira de compilar tudo e organizar o tempo de modo a fazer tudo o que é necessário ser feito, se assim o quisermos.\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ECom isto passaram 3 anos sem dar uso à carta de condução e como era de esperar ao fim de tanto tempo, assim que tentei conduzir novamente a minha condução estava, como se costuma dizer, enferrujada. Portanto, e também porque agora mais que nunca preciso do carro porque ando à procura de emprego, - espero entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível - preciso de aprender a conduzir novamente - e com mais prática. O objetivo \"Aprender novamente a conduzir\" foi definido no inicio do ano já a pensar no meu futuro próximo por me trazer muitas vantagens a nível profissional e pessoal. Reconheci que assim que entra-se de \"férias\" - período após a conclusão do curso e tempo para encontrar um emprego - ia começar a praticar a minha condução. Assim sendo, uma vez por semana, vou dar uma volta de carro pela cidade acompanhada pelo meu pai que me vai dizendo o que fiz bem e mal, para ir melhorando. Outra coisa que fazemos é treinar as manobras num local com pouco movimento, porque essa foi a parte que mais esqueci.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u003Cb\u003ELição 4 \u003C\/b\u003E| Devemos concretizar sonhos ou concluir tarefas quando realmente sentimos que queremos algo e nos encontramos inteiramente focados no objetivo que delineamos, caso contrário nunca vai dar certo.\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDesde o início que tem sido uma aventura positiva e estou mais motivada do que nunca para aprender a conduzir. As minha prestação têm sido melhor do que eu esperava e\u0026nbsp; têm melhorado a olhos vistos, segundo o meu pai. Estou inteiramente focada porque realmente quero fazer isto e quero agradecer muito ao meu pai por me estar a ajudar a concretizar este objetivo e pela sua grande paciência para me aturar e falta de medo e alguma confiança em mim.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/6759847624648129710\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/09\/13-um-objectivo-em-progresso-conducao.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6759847624648129710"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/6759847624648129710"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/09\/13-um-objectivo-em-progresso-conducao.html","title":"1+3: um objetivo em progresso"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-OxDGHN9VlZM\/XFn_ayZDjCI\/AAAAAAAABxM\/uePy6ChROdIp27zOPSnTohu2Kb5VaDg4wCLcBGAs\/s72-c\/2019-01-11%2B02.23.34%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-5139959487512790334"},"published":{"$t":"2018-08-06T09:30:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T23:37:15.181+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: uma regra"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1155\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-wegx-N3TIFY\/XFod_Xxet8I\/AAAAAAAABxk\/-3cjtXA4dIw4O8KFI63HIIR2LJhdCKeOACLcBGAs\/s1600\/2018-08-16%2B04.49.53%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EA partir do dia em que comecei a levar a escrita mais a sério e percebi que escrever não era apenas um \u003Ci\u003Ehobbie\u003C\/i\u003E que me mantinha ocupada e divertida por algumas horas, decidi que só o ia fazer sempre que realmente sentisse que o que estava a escrever me transmitia algum tipo de sentimento (por isso é que nem sempre publico conteúdo todas as semanas, apesar de ter montes de notas guardadas no meu bloco preferido). Comecei, ao máximo, a evita forçar os meus pensamentos e sentimentos para criar conteúdo, mesmo que isso significasse que ficava sem escrever um dia ou uma semana porque sempre que leio são as palavras sentidas que fazem a maior diferença, que ficam na memória e provocam algum tipo mudança no ser humano ou pelo menos provocam mais vontade de mudar e acreditar.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAs palavras fazem diferença e quando sabemos que as conjugamos numa melodia carinhosa e realista a canção fica no ouvido e lembra-nos que realmente somos capazes de superar os nossos medos, que somos mais felizes do que a maioria das vezes fazemos transparecer nos nossos dramas, que afinal o mundo não é assim tão complicado e que lutar não é assim tão difícil como parece e no final das contas vale mesmo a pena. E é isso que quero fazer com a minha escrita, falar através da mesma com pessoas que nunca vi, que não conheço e dizer-lhes que está tudo bem e que o mundo tem soluções para tudo, basta procurarmos. É desafiador, poder desenvolver este tipo de diálogo à distância com alguém, sem realmente falar com alguém e sem saber se a mensagem foi transmitida porque as respostas do diálogo é um silêncio meio agridoce. Deixa-me feliz como nunca me vou sentir na vida, principalmente por a escrita me dar uma voz que transmite esperança de diversas formas ao dizer o que as pessoas precisam de ouvir no preciso momento que as deviam de ouvir.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEscrever é emocionante e algo inesperado porque nunca sei quando me podem surgir sentimentos e pensamentos dignos de algo que considero relevante, portanto ando sempre com um caderno de notas comigo para apontar tudo aquilo que realmente acho que vale a pena. E sim ando com um caderno porque sou \u003Ci\u003Eold school\u003C\/i\u003E, prefiro uma folha e uma caneta a escrever no bloco de notas do telemóvel - sabiam que a sensação é bem mais gratificante? Escrevo a qualquer hora, em qualquer lugar, sobre o que me surgir - invento histórias, descrevo sentimentos, comparo sorrisos e vidas que passam por mim numa passada de fugida. Não tenho inspiração todos os dias, mas quando fico com os sentimentos à flor da pele, a escrita ajuda-me é o meu refugio e o meu modo de autocontrolo pessoal. E uma das coisas que mais fui aprendendo com este estilo de vida é que as ideias fluem quando tiverem que fluir e nunca deixam de existir. Se não conseguires por em palavras aquilo que realmente queres ou necessitas de dizer é porque ainda não é altura certa. A escrita é uma dádiva que nos foi dada por ser um amor eterno.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/5139959487512790334\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/08\/13-uma-regra_6.html#comment-form","title":"4 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/5139959487512790334"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/5139959487512790334"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/08\/13-uma-regra_6.html","title":"1+3: uma regra"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-wegx-N3TIFY\/XFod_Xxet8I\/AAAAAAAABxk\/-3cjtXA4dIw4O8KFI63HIIR2LJhdCKeOACLcBGAs\/s72-c\/2018-08-16%2B04.49.53%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"4"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-4519797449782630214"},"published":{"$t":"2018-07-20T10:30:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T17:52:39.755+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: treze qualidades"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-b2rajqw2fuI\/W1DE5_ge1DI\/AAAAAAAABiY\/c8U4E1t5aTA9H6EJRRGjRBVGH7bHMWNvQCPcBGAYYCw\/s1600\/1530298182842.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EComeço por admitir que talvez este seja o desafio mais difícil de superar, de todo este projecto. Mas apesar de difícil, não foi impossível, apenas exigiu um pouco mais da minha ponderação e introspecção pessoal. Assim apresento-vos um pouquinho mais acerca de mim, com orgulho, as minhas treze maiores qualidades (isto porque não vale batotas senão só partilhava umas seis):\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EOBSERVADORA\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EMuitas vezes quando dou por mim a pensar no que estou a fazer, percebo que o meu mecanismo de observação é constante, é algo que não consigo desligar, nem por segundos. Qualquer coisa que faça a observação está presente sob tudo o que me rodeia - pessoas, reações, movimentos, tiques, formas, as palavras que alguém mais usa, entre tantas outras coisas. Todo este mecanismo que não consigo evitar ajuda-me a conhecer as pessoas, os lugares, a formar opiniões dos mais variados assuntos e quanto mais gestos iguais vou observando e mais situações vou prestando atenção, torna-se engraçado porque, por vezes, já consigo antecipar as reações ou as palavras de desconhecidos que estou a ver (de longe) pela primeira vez. As pessoas são tão iguais e acham-se tão diferentes. Observar o que está a minha volta, esteja onde estiver, ajuda-me a compreender as perspectivas enumeras que existem no mundo, e é por isso que é algo tão gratificante para mim.\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EREALISTA\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EO positivismo e o realismo são coisas diferentes, por muito que digam que são iguais. Não são. Talvez possam dizer que se completam numa boa harmonia, com isso já concordo um pouco, mas quando somos positivistas estamos a supor e a dizer ao nosso cérebro para apenas pensar que vai correr tudo bem porque não existem outro caminho, e fica-se sempre na esperança que ocorra um milagre sem se fazer nada. Enquanto que, quando somos realistas, conseguimos admitir que existem duas possibilidades, positiva e negativa, no entanto também sabemos que existem determinados assunto que com trabalho são possíveis e outros que sabemos que mesmo com trabalho à partida não são de todo possíveis. E eu realmente sou mais realista do que positivista.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003ESENTIMENTOS Á FLOR DA PELE\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EAs minhas emoções transparecem facilmente na minha cara, no meu mood, na minha maneira de estar, no meu modo de falar com as pessoas e até mesmo na escolha das palavras e perspectivas sobre a vida no momento. Sou bastante translúcida, genuína e sincera no que toca aos meus sentimentos. Transmito-os mais facilmente através de comportamentos e expressões, do que através de palavras. Não consigo expressar verbalmente o que sinto, quando as emoções me inundam, mas também não consigo evitar um sorriso ou uma lágrima nestas ocasiões (é mais forte que eu). E é por isso que eu acredito tanto na frase cliché \"Um gesto vale mais que mil palavras\". Não é por não ser capaz de por em palavras o que sinto que não esteja a sentir algo, simplesmente não consigo transmitir aos outros os meus sentimentos por ser algo tão pessoal, porque me assusta por ser um assunto que me coloca numa posição vulnerável.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EEXIGENTE E MINUCIOSA\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ENão me contento com o mínimo, até pode estar feito, mas não chega. Para mim as coisas têm de estar bem feitas e terminadas ao pormenor. Costumam-me dizer muitas vezes: \"Se queres melhor, tens bom remédio, faz tu!\", porque a verdade é que não sou só exigente comigo, também exijo rigor aos outros. Qual é a piada de fazer algo se é para fazer mal ou para cobrir o nível satisfatório, não tem qualquer sabor. Sempre fui muito exigente comigo desde pequena e desde que entrei para a escola. Não me contentava com notas razoáveis e no mínimo tinha que tirar igual ao que achava que era capaz, mas para me sentir satisfeita na totalidade queria sempre mais e lutava por isso, era uma maneira de me por à prova para perceber do que era capaz e saber o que ainda necessitava de trabalhar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EORGANIZADA (DENTRO DO POSSÍVEL!)\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sou muito de acreditar em signos apesar do universo me fascinar, mas uma coisa é certa no que toca à organização, o meu signo não está enganado nem me engana. Só podia ser virginiana. Eu confesso que li umas duas ou três vezes o que a astrologia tinha a dizer acerca do meu signo e não me identificava com nada do que lá dizia, mas a organização nunca falha, é impressionante.  Passei a acreditar. O que mais podia fazer, \"Contra factos não há argumentos\", como se costuma dizer na gíria. Sou extremamente organizada, talvez em demasia, mas até acarreta vantagens no que toca a querer encontrar algo ou mesmo relativamente à produtividade.  Não sei se não deva dizer que sou perfeccionista, considerando que faço listas para tudo e mais alguma coisa por categorias, organizo a roupa por cores, as minhas pastas no computador estão todas catalogadas e nunca coloco nada fora do sítio para arrumar mais tarde e planeio as semanas na minha agenda no final de cada semana.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EFAÇO TUDO PELA MINHAS PESSOAS\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EHouve tempos em que esta característica era mais um defeito que uma qualidade, e digo isto porque eu era incapaz de dizer \"não\" a quem quer que fosse e acontecia que abdicava de mim em excesso para ajudar os outros e acabava por perder muitas experiências de vida. Hoje sinto que gosto de estar disponível para ajudar as pessoas, porque já sou capaz de dizer que \"não\" quando realmente não posso e consigo perceber, que não há mal nenhum nisso. Sempre gostei de ajudar os outros, principalmente se forem meus amigos ou familiares, acho que é uma característica inata, porque desde que me lembre de existir, sempre gostei de o fazer. Gosto de saber e dar a saber que tenho por perto os meus, mas para isso é necessário saber manter e cuidar das relações para que permaneçam com o tempo. E trabalhar neste sentido é algo que me dá muita gratidão.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EPACIENTE E PERSISTENTE\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003ESe há algo que aprendi com as injustiças que fui vendo ao longo da vida e com a educação que me foi dada é que conseguimos tudo aquilo que quisermos. No entanto nada vem parar aos nossos braços com um estalar de dedos, é necessário trabalhar arduamente, muitas das vezes. E não importa o tempo que se demora a atingir os objetivos, o que importa é o caminho que fizemos para lá chegar. Não importa se tivemos que dispensar mais tempo, mais dedicação, mais esforço, que outras pessoas que, por vezes consideramos, erradamente, que não merecem tanto como nós. Nunca sabemos, até porque, como a minha mãe diz constantemente: \"Os fins não justificam os meios\". Lutar por objetivos e atingir o sucesso, corretamente, dá uma sensação de concretização e satisfação única que de qualquer outro modo não é possível obter. E só poder ter essa sensação já vale a pena lutar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EFLEXIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EMudar de cidade, de escola, de ambiente, sempre foi algo que nunca me assustou, muito pelo contrário, sempre me deu uma certa adrenalina boa. Não sinto que tenha dificuldades em adaptar-me seja onde for porque gosto de estar ativa e experimentar situações novas. Claro que há sempre um pequeno receio, mas se não houve um pouco de medo não existia o impulso para seguir em frente. É importante não deixar é que esse receio nos consuma.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003ESEI O QUE NÃO SOU\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EDe uma coisa eu tenho certeza, não sei o que sou na totalidade, nem o que posso vir a ser num futuro próximo, mas quando apenas temos estes pontos à vista, as possibilidades tornam-se infinitas. Não é possível nunca chegarmos a uma certeza total e inalterável do que somos para a vida, mas é possível definirmos e colocarmos limites das possibilidades. Portanto, apesar de ter certezas que amanhã serei uma pessoa um pouco diferente de hoje, porque todos os dias aprendemos coisas novas que nos fazem crescer e percepcionar o mundo de um modo diferente, ainda tenho mais certeza daquilo que não sou hoje e do que nunca vou ser num futuro próximo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EINVENTO CONSTANTEMENTE HISTÓRIAS PARALELAS A\u0026nbsp;MINHA REALIDADE\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EGosto de sonhar acordada, tenho uma imaginação muito fértil e muitas vezes deparo-me num mundo completamente diferente da realidade, sobretudo quando estou com insónias a minha mente viaja anos luz e surgem histórias irreais e cheias de fantasia que davam para escrever dezenas de livros. Devo admitir que acho bastante engraçado e diferente, visto que me torna um pouco criativa (alegre também) e muitos dos posts que faço aqui no blog são inspiração nestes pensamentos ilusórios. No entanto tenho noção que tudo é fruto da minha imaginação, que muitos sonhos são irrealizáveis e os que o são é necessário descer à terra e trabalhar para os conquistar.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003ESEI GUARDAR SEGREDOS\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EOs meus amigos costumam dizer que sou um túmulo, porque nada do que me contam, mesmo que se chegue a saber, sai da minha boca. Acredito que se uma pessoa vem ter connosco e nos conta algo tão secreto das suas vidas, naturalmente só o fará se tiver mesmo que ser por necessidade de desabafar e procura de alguma compreensão. Portanto eu levo realmente a definição de segredo muito a sério, porque na verdade as pessoas estão a depositar confiança em nós, não as devemos atraiçoar e mastigar-lhes o ego.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EGOSTO DE ESTAR SOZINHA\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EA necessidade constante de ir a qualquer lado e estar acompanhado por alguém para abafar o sentimento de solidão com o intuito de demonstrarem ser socialmente ativos e extrovertidos, não é uma sensação e situação que me faça espécie, muito pelo contrário. Abomino semanas que não possa ter tempo só para mim. Andar pela cidade sozinha, na minha paz e no meu sossego, apenas comigo mesma e com os pensamentos debruçados em mim. Poder ter um pouco de tempo comigo dá-me paz de espírito e felicidade genuína. Gosto de falar, mas não tenho necessidade constante de o fazer, portante prezo o silêncio com uma estima muito grande. E considero que é bom, sabermos estar e suportar o silêncio, essencialmente quando estamos sozinhos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003EAPRENDO RÁPIDO\u003C\/b\u003E\u003Cbr \/\u003EDevido a ser uma pessoa extremamente observadora compreendo e apreendo tudo com mais facilidade, porque tenho sempre em atenção a pormenores que a maioria das pessoas por norma não repara que existem. É preciso também sermos um pouco realistas e justos, não sou numa \u003Ci\u003Eexpert\u003C\/i\u003E em memória, muito menos sobredotada (tenho que trabalhar muito para apresentar bons resultados), esta aprendizagem rápida funciona melhor em temas que captem a minha atenção e interesse.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/4519797449782630214\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/13-treze-qualidades_20.html#comment-form","title":"7 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4519797449782630214"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4519797449782630214"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/13-treze-qualidades_20.html","title":"1+3: treze qualidades"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-b2rajqw2fuI\/W1DE5_ge1DI\/AAAAAAAABiY\/c8U4E1t5aTA9H6EJRRGjRBVGH7bHMWNvQCPcBGAYYCw\/s72-c\/1530298182842.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"7"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-1449146215872731044"},"published":{"$t":"2018-07-18T10:30:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T23:40:34.262+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"1+3: uma peça de roupa \u0026 a verdade escondida"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENa indústria da moda, por detrás de todo o lado bonito que se vê nas lojas e nos permite sentir bem na nossa própria pele, existe um lado muito negro e que a humanidade tende a esconder não falando acerca do assunto , ignorando simplesmente que existem graves problemas sociais e ambientais - trabalho explorador, desperdício, destruição do ambiente, entre muitas outras lacunas -, para que a moda seja sustentável e corresponda às expectativas de uma população consumista.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENo entanto a culpa não é apenas da sociedade que compra desmedidamente em \u003Cb\u003Elojas de mass-market\u003C\/b\u003E, é também destas lojas que todas as semanas lançam colecções novas e indirectamente obrigam a população a comprar para estarem na moda. Todo este processo torna-se num mecanismo de roda viva negativo, visto que quanto maior for a produção, maior será o consumo. O que maioria das pessoas não sabe ou não quer ver é que, com isto existem cerca de \u003Cb\u003E75 milhões de pessoas\u003C\/b\u003E que trabalham escondidos todo o dia em fábricas nas regiões mais pobre até o sol desaparecer, para a criação de roupas para o mercado global e que estas mesmas pessoas trabalham em condições sem higiene e com salários baixos (humanamente não permitidos), para podermos ter um monte de trapos dentro do nosso guarda-roupa.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Ni6A_giHS1Y\/W05XW3vY9II\/AAAAAAAABiA\/qp33TctJKFgmpw80HoOqV4yI-0-jpUEfACLcBGAs\/s1600\/2018-07-17%2B09.48.49%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EO mais desonesto de tudo isto é que após a saída das roupas destas fábricas, são postas à venda por preços que os próprios que as produziram não são capazes de comprar, devido à pobreza extrema incapaz de sustentar as suas necessidades básicas e ainda, devido aos preços elevados. Sim elevados. Porque se compararmos o binómio qualidade-preço, encontramos um desfalque brutal. Além de consumirmos produtos que influenciam à exploração humana e à poluição ambiental, somos constantemente enganados porque consumimos produtos de baixa qualidade - o barato nestas lojas é sinónimo de baixa qualidade a nível dos tecidos e ainda maior exploração dos trabalhadores. A mão de obra é infantil na maioria dos casos por ser mais lucrativa, mas também existem caso de famílias inteiras a trabalharem nestes locais miseráveis. Para não falar da quantidade de químicos tóxicos que as roupas contém por não serem cumpridas as normas relativamente ao uso de metais pesados na criação dos produtos. As \u003Cb\u003Efast-fashion\u003C\/b\u003E continuam sem cumprir com o acordo estabelecido e estão-se a borrifar para a saúde da população. Mas como é algo que não vem escrito nas etiquetas é um assunto que a população no geral desconhece e não sabe o quanto coloca a sua vida em perigo ao consumirem algo tão simples e fútil. E se algo que usamos nos faz mal à saúde, imagem o mal que faz às pessoas que as estão a produzir.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDevido à má qualidade dos produtos e à criação permanente de novos produtos, consequentemente compra-se mais, porque as roupas ficam estragadas com maior facilidade e em pouco tempo ou mal se dá uso a uma peça e esta já se encontra fora de moda porque já existem outras mais atuais. Só consigo resumir toda a frase anterior numa palavra: desperdício. E o que penso a seguir é: para que é que aqueles trabalhadores sofreram tanto? Deitamos tanta roupa fora só porque já não está na moda, ou porque já está estragada ou mesmo porque já não gostamos, e o pior é que todo o desperdício também polui - estas roupas são compostas por fibras sintéticas à base de petróleo, o que demora milhares de anos a se decomporem.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAinda assim, contra mim falo porque ainda consumo alguns produtos de lojas fast-fashion, no entanto é um assunto que me chama atenção e me desperta bastante preocupação. E portanto um dos meus maiores objetivos é conseguir deixar de comprar produtos neste tipo de infraestruturas e passar a comprar produtos de marcas com compromisso sustentável, visto que têm um papel activo no desperdício, não promovem a exploração dos trabalhadores e os preços começam a ser acessíveis a toda a população.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA meu ver, acho que todos devemos começar a comprar com mais consciência (e com isto não digo deixarem de comprar totalmente, mas pelo menos reduzir o número de peças que compram por mês), procurando produtos amigos do ambiente (e nossos também). Porque se todos fizermos a nossa parte e boicotarmos este processo, que vai contra os direitos humanos e as leis da sustentabilidade, as marcas de fast-fashion começam a sentir a necessidade de se adaptarem para poderem ter receita positiva e são, consequentemente, obrigadas a ter que mudar os seus métodos de produção. Assim estaremos a ajudar uma população a conquistar novas condições de trabalho e de vida.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPoder olhar para o meu roupeiro e ver que de certa forma estou a ajudar a mudar algumas injustiças do mundo deixa-me mais feliz e concretizada, e essas são as minhas peças de roupa favoritas, porque não há nada melhor que sentirmos que podemos mudar o mundo de alguém.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cspan style=\"font-family: inherit; font-size: x-small;\"\u003E(Conteúdo baseado na publicação de \u003Ca href=\"http:\/\/www.helenamagalhaes.com\/2018\/02\/porque-continuamos-comprar-roupa-de.html\" target=\"_blank\"\u003EHelena Magalhães\u003C\/a\u003E)\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/1449146215872731044\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/13-uma-peca-de-roupa-verdade-escondida.html#comment-form","title":"5 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1449146215872731044"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/1449146215872731044"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/13-uma-peca-de-roupa-verdade-escondida.html","title":"1+3: uma peça de roupa \u0026 a verdade escondida"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Ni6A_giHS1Y\/W05XW3vY9II\/AAAAAAAABiA\/qp33TctJKFgmpw80HoOqV4yI-0-jpUEfACLcBGAs\/s72-c\/2018-07-17%2B09.48.49%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"5"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-7085202559953351056"},"published":{"$t":"2018-07-12T14:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T18:00:05.947+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"as palavras nem sempre são suficientes"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-2vXysYiXHsQ\/WzplxzOwP3I\/AAAAAAAABdo\/bM0Rdwl3FNYafUOsIcmCb2t-5b_d-UpwQCLcBGAs\/s1600\/IMG_1083.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EAs palavras escapam e por vezes enganam. E eu que nunca fui de muitas palavras, embora viva de conversas em folhas brancas, esferográfica na alma e sentimentos à flor da pele, o encanto das palavras sempre me conseguiu dar a volta à cabeça. Grito. E peço que gritem também. Comigo ou sozinhos. Mas Gritem. Atropelem os sentidos e a alma, sem deixar vestígios de tentativas falhadas, de bocas trémulas que sem saberem o que dizem vão aclamando aos ventos o rumo certo debruçado sob os medos que marcam a alma pejada de nós bastardos. E respirem o sufoco do ar poluído pelas vozes arrastadas de uma humanidade saturada do vazio da impossibilidade de conjugar o verbo \"ser\" e \"poder\", em livre arbítrio. E gritem novamente.\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA luz cega-nos, a escuridão da noite ainda mais. E nós deixamos que nos controlem as capacidades, os desejos e as virtudes. Gritem. Gritem contra isso, não deixem que vos amarrem as mãos, nem vos atem os braços. Não deixem que vos calem com falácias embebidas em bolas de neve como na política. E tentem mesmo que os custo doem como choques diretos à alma.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEm tentativas falhadas de encontrar o meu pulso dentro dos batimentos que estremecem a minha lucidez, cerro as mãos para que não me vejam de pensamentos cheios. E escrevo rascunhos sórdidos sobre a plenitude da vida e ovnis. A alma foge-me por dias e tende a chegar por humildes noites. Não insisto em águas calmas quando ao meu redor as pessoas correm atrapalhadas por vidas pouco demoradas, abafadas nas suas hipocrisia mínimas, e entre esperas e vindas, de tudo o que não espero, de dores e amores, continuo a escrever sobre os oceanos e o universo paralelo. De olhos cansados, sentada no chão esbaforida de ver futuros mortos à nascença, coloco no caderno um ponto e uma vírgula dia sim, dia não. Se todos soubéssemos o quanto as palavras correm brutas e cruas por todos as quinas, a liberdade da vida estaria na conjugação do verbo \"abraçar\", \"incluir\" e \"criar\", ao invés de se resumir ao verbo \"tentar\".\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/7085202559953351056\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/words-cant-express-everything.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/7085202559953351056"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/7085202559953351056"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/words-cant-express-everything.html","title":"as palavras nem sempre são suficientes"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-2vXysYiXHsQ\/WzplxzOwP3I\/AAAAAAAABdo\/bM0Rdwl3FNYafUOsIcmCb2t-5b_d-UpwQCLcBGAs\/s72-c\/IMG_1083.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"6"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-4052375394671280035"},"published":{"$t":"2018-07-11T10:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T23:42:23.534+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"desafios"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"desafio 1+3"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/--DWoPpjY6zA\/W0Pph4ypNvI\/AAAAAAAABe8\/_tw-1ay48HQnFULux-a7VNvCnCdM8nAjQCPcBGAYYCw\/s1600\/tumblr_omgfxqvbzB1t46ivgo3_1280.png\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"427\" data-original-width=\"1280\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/--DWoPpjY6zA\/W0Pph4ypNvI\/AAAAAAAABe8\/_tw-1ay48HQnFULux-a7VNvCnCdM8nAjQCPcBGAYYCw\/s1600\/tumblr_omgfxqvbzB1t46ivgo3_1280.png\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003ENos dias em que vivemos, cada vez mais acho importante desenvolver o auto-conhecimento e influenciar outros a fazê-lo. Uma vez que quanto maior é o conhecimento que temos sobre nós, maior responsabilidade sentimos sobre os nossos atos e maior noção temos sobre os mesmo. Pode tornar-se assustador saber que as nossas decisões e as nossas falhas são somente responsabilidade nossa. No entanto é interessante considerar que se tivermos um controlo extremo no que concerne ao comportamento, tanto físico como verbal - incluindo toda a parte psicológica implícita -, significa que em parte acreditamos nas nossas ações como pessoa singular. E trabalhar as nossas capacidades a pontos de atingir auto-conhecimento suficiente dá-nos mais confiança sobre nós, assim como outras ferramentas que nos permitem compreender, aceitar e trabalhar com o outro com resiliência. E se considerarmos todo este processo é possível verificar que tudo é um ciclo gratificante e de feedback positivo, uma vez que boas energias e novas conquistas desencadeiam novas necessidades o que nos faz procurar novas soluções - Alegria gera alegria e hoje percebo isso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ECom o crescimento pessoal e o passar dos anos, tenho vindo a acreditar genuinamente que o auto-conhecimento é a chave para assumirmos quem somos e aceitarmos sê-lo sem floreados ou mascaras para nos protegermos ou nos escondermos de uma humanidade programada a uma perfeição inexistente. Só nos conseguimos aceitar quando realmente conseguirmos definir as nossas qualidades com a mesma facilidade com que indicamos os nossos defeitos sem pestanejar, sem inventar ou sem arranjar desculpas para justificar qualquer dos pontos. A partir do momento que conseguirmos enumerar o que gostamos, o que realmente não gostamos e o que gostaríamos de mudar, mas ainda assim estamos bem com o assunto porque realmente se aceita e se vai trabalhar no sentido de melhorar aquilo que pretendemos porque queremos e não porque não o aceitamos, é sinal de amor próprio e não há como não ter orgulho em nós. Para atingirmos os objetivos que definimos sobre nós mesmo é importante fazer introspeções regulares e com sinceridade - mesmo que para a maioria das pessoas seja um processo delicado - porque nos permite compreender os sentimentos que acumulamos e aliviar o stress, verificar as mudanças que tanto nos dão força para continuar e perceber o que ainda falta trabalhar. Mas acima de tudo é importante fazer comparações, mas nada melhor do que fazê-lo connosco, nunca com outros, porque o que se pretende é melhorar aquilo que somos e não aquilo que achamos que somos aos olhos dos outros - para ser sincera, é uma vertente que não tem qualquer validade dado que as opiniões alheias nunca coincidem com o que achamos.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENeste sentido e em virtude de uma força inata que me preenche de curiosidade de como este projeto poderá contribuir para o meu auto-conhecimento e auto-valorização, abracei o Projeto 1+3 criado pela \u003Ca href=\"http:\/\/www.thirteen.pt\/\"\u003E\u003Cb\u003ECarolina\u003C\/b\u003E\u003C\/a\u003E. Este projeto não contém obrigações, regras e periodicidade fixa, tem como principal objetivo criar uma cinesia de reflexão sobre os mais variados temas, todos eles relacionados com o que nos identifica e nos desperta interesse, com o que nos motiva e o que nos faz amadurecer. Uma dinâmica que me deixa bastante orgulhosa por participar. Tive conhecimento do mesmo através da \u003Ca href=\"http:\/\/bobbypinss.blogspot.com\/\" target=\"_blank\"\u003E\u003Cb\u003EInês Mota\u003C\/b\u003E\u003C\/a\u003E, que com todo o carinho me estendeu a mão e se mostrou disponível para me explicar todos os pormenores que teria que saber. Agora chegou a minha vez de prolongar a minha mão a todos vocês e convidar-vos a participarem neste movimento de construção de amor próprio. Caso estejam interessados em participar, basta enviarem um e-mail para \u003Cb\u003Einesm.msucena@gmail.com\u003C\/b\u003E e passarão a receber todas as informações sobre o desafio. Vamos embarcar neste desafio de pés e cabeça e gerar uma onda de entreajuda, resiliência e oferecer boas energias.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/4052375394671280035\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/desafio-13.html#comment-form","title":"2 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4052375394671280035"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/4052375394671280035"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/desafio-13.html","title":"desafio 1+3"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/--DWoPpjY6zA\/W0Pph4ypNvI\/AAAAAAAABe8\/_tw-1ay48HQnFULux-a7VNvCnCdM8nAjQCPcBGAYYCw\/s72-c\/tumblr_omgfxqvbzB1t46ivgo3_1280.png","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"2"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-3539131641677514537"},"published":{"$t":"2018-07-07T09:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T18:10:19.735+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"experiências"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"}],"title":{"type":"text","$t":"oh, lisboa..."},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-HNbAXjZGqEA\/Wza4tVaXOMI\/AAAAAAAABdc\/_Hn65QJ7uZw1V26rkAVq5ynpHQee80mWQCLcBGAs\/s1600\/1524056735483.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEste ano sou finalista da Licenciatura em Gerontologia e de momento acredito que se estejam a questionar que curso é este, porque é a pergunta que me fazem com mais frequência assim que respondo à questão: \"Que curso estás a tirar?\". Para vos simplificar é uma área de saúde que estuda o envelhecimento a três níveis: biológico, psicológico e social. Ao longo do curso sou \"obrigada\" a realizar diversos estágios curriculares, o que na minha preservativa é bastante formidável que possamos ter esta vertente mais prática, apesar de estarmos a ser avaliados constantemente permite-nos por em prática os nossos conhecimentos e conhecer as diversas realidades que a parte teórica nunca nos possibilita ver - ambas as vertentes são satisfatoriamente diferentes, assim como os procedimentos têm de ser muito mais adaptáveis e não tão lineares e metódicos como parece transparecer nos livros. Assim como também nos permite verificar a que nível gostaríamos mais de trabalhar num futuro próximo ou em que subárea gostaríamos de especializar os nossos estudos.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAdmito que dá-me uma certa alegria e adrenalina trabalhar nesta área por todos os motivos possíveis, visto que todos os dias nos são propostos desafios diferentes, o que não conduz à criação de uma rotina monótona e aborrecida e para além dos desafios diários, os locais distintos também nos dão possibilidades de trabalho diferentes, o que exige algum esforço da nossa imaginação, considerando que o ponto fulcral incumbe na concepção de qualidade de vida e em contrapartida receber sorrisos. Mas acima de tudo a maior satisfação que esta área me dá é o facto de me possibilitar trabalhar com pessoas, para as pessoas com o intuito de satisfazer as necessidades e anular as dificuldades.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-K90kqK7PU5w\/Wzpocj8pzWI\/AAAAAAAABd8\/6ohl7SSEoSMEJQu0np4RGj2cwMiai-RXQCLcBGAs\/s1600\/2018-04-23%2B07.32.18%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAssim estive durante, praticamente, 3 meses, a oportunidade de viver em Lisboa, por opção própria, para a realização do último estágio. Escolhi Lisboa para poder ter uma perspectiva diferente da que já tinha experienciado e para poder por em prática novas ideias num contexto ao qual não estava habituada, numa cidade que não conhecia e assim, aumentar o desafio tanto a nível profissional como a nível pessoal. Foi sem dúvida um desafio, mas um dos quais nunca me vou esquecer e se algum dia algo me deu tantas certezas do que quero, foi Lisboa. E se já acreditava no destino piamente, estes 3 meses fizeram acreditar que a celebre frase \"A saudade define a certeza\" é um amor novo que ganhei.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ELisboa trouxe-me as certezas que ainda não tinha, fez-me acreditar que existem algumas dificuldades que são necessárias ultrapassar mas que no final os impossíveis já não existem como antigamente e ajudou-me a perceber o que realmente quero fazer profissionalmente. Estou muito grata a este meses, a esta aventura que apesar do muito trabalho árduo exigido, também me deu imensos sorrisos, histórias para contar ao longo das gerações e pessoas excepcionais prontas sempre a ajudar e de bons conselhos no bolso prontos a oferecerem a qualquer momento. As saudades já cá moram e ainda mal me despedi de ti minha Lisboa.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-Asv6lFAtmC8\/WzpodBryl2I\/AAAAAAAABeA\/vzFlssbpk-QO8HWv6UHGm9Wr9LbLwuJzACLcBGAs\/s1600\/2018-06-29%2B10.12.04%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EVisitei muito, conheci novas pessoas o que para mim conhecer pessoas é um apreço que nunca dispenso, porque pode-se dizer que tenho uma estima pelo ser humano. Vivi sem parar, numa velocidade exorbitante que eram as correrias matinais, senti-me lisboeta e bairrista. E não há nada melhor que sentirmos que pertencemos a algum lugar. Corri vezes sem conta para apanhar metros e pedi-os algumas vezes a fecharem-se a milímetros da minha cara, vivia cada sentimento ao minuto, cada ânsia ao segundo porque vidas estáveis e sossegadas não foram feitas para mim. As rotinas parecem de loucos, mas é desta loucura que eu gosto, é esta ansiedade que me desperta, que me dá fôlego e oxigénio para gerar ideias. Nunca tive medo da mudança e poder agitar as águas e navegar em plena tempestade foi uma lufada de ar fresco.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-Asv6lFAtmC8\/WzpodBryl2I\/AAAAAAAABeA\/vzFlssbpk-QO8HWv6UHGm9Wr9LbLwuJzACLcBGAs\/s1600\/2018-06-29%2B10.12.04%2B1.jpg\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-WIQwCdw29HU\/WzpoX8SIzpI\/AAAAAAAABd0\/aKq1iyRd8FYLDi2uK-2_01_DtWlVRSIzQCLcBGAs\/s1600\/1530482861384.jpg\" \/\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-eUXYFY_OHO0\/WzpoajdNVsI\/AAAAAAAABd4\/mQz6U2WouKUwLb4RhhyMUIX7yZapDxi_ACLcBGAs\/s1600\/2018-06-29%2B10.11.36%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-eUXYFY_OHO0\/WzpoajdNVsI\/AAAAAAAABd4\/mQz6U2WouKUwLb4RhhyMUIX7yZapDxi_ACLcBGAs\/s1600\/2018-06-29%2B10.11.36%2B1.jpg\"\u003E\u003C\/a\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/3539131641677514537\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/oh-minha-lisboa.html#comment-form","title":"12 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3539131641677514537"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/3539131641677514537"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/oh-minha-lisboa.html","title":"oh, lisboa..."}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-HNbAXjZGqEA\/Wza4tVaXOMI\/AAAAAAAABdc\/_Hn65QJ7uZw1V26rkAVq5ynpHQee80mWQCLcBGAs\/s72-c\/1524056735483.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"12"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-5041194801657608649.post-8698178951942319160"},"published":{"$t":"2018-07-03T09:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-02-05T18:12:21.646+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"lifestyle"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"reflexão"}],"title":{"type":"text","$t":"somos todos átomos num acelerador de partículas"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-A8SlHqA8mi0\/Wzax62edPkI\/AAAAAAAABdQ\/VKAXJgdRjB0KLCTt9Bc8-uGWTUh00P54gCLcBGAs\/s1600\/2018-03-18%2B03.20.52%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1067\" data-original-width=\"1600\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-A8SlHqA8mi0\/Wzax62edPkI\/AAAAAAAABdQ\/VKAXJgdRjB0KLCTt9Bc8-uGWTUh00P54gCLcBGAs\/s1600\/2018-03-18%2B03.20.52%2B1.jpg\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003ESomos pensamentos difusos no silêncio da escuridão numa vida de refugiados.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETudo nos transcende e tudo nos foge da razão, mas dizem por aí que os ventos trazem a nossa sorte num dia qualquer quando permitirmos acolher a esperança na nossa alma. Não se pode acolher amor ou esperança quando não se consegue sequer entrar dentro do próprio corpo e ver para além do seu ser em personagem assistente de uma vida cheia de tanto ou de nada. Viver é um vácuo ou um universo cheio de estrelas onde se aposta forte e feio que possa ser cheia de tudo, ou tentar acreditar que o possa ser, mesmo que sirva apenas para justificar o medo que existe de encarar a adrenalina que se sente sempre que as circunstâncias dão hipóteses de colidir com meteoritos e corremos a sete pés dali para fora, enquanto há a sensação de que está errado não tentar saborear a sensação do embate. Mas sempre se foge. Mesmo quando nos enfrentamos, há sempre algo a perder, há sempre algo a fugir.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPercebemos constantemente que não vivemos na mesma sintonia, mas são os átomos distintos que nos unem numa só harmonia, porque as igualdades dão-nos alegrias, e as particularidades de cada um definem-nos e tornam-nos únicos no planeta. E é quando damos um passo atrás que percebemos que são as nossas diferenças que nos fazem conectar com lugar, pessoas e sentimentos, que são as nossas desigualdades que nos fazem pessoas mais fortes e lutadoras, são as nossas dissemelhanças que nos oferecem vidas características, que vistas do universo se parecem tão iguais. Somos partículas universais solidificadas na Terra e incompatíveis umas com as outras mas que se transferem de pólo para pólo na esperança de um dia formar uma partícula estável. A vida muda a cada milésimo de segundo - a instabilidade das energias vêem-se ao redor de cada corpo ambíguo que procura o futuro sob as poeiras que se arrastam discretamente pelos ombros e o peso da gravidade que nos puxa para a Terra sem autorização.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETudo nos parece uma questão de oportunidade, mas a vida não dá oportunidades como quem estala os dedos. As oportunidades são construídas com as diferenças que nos deram, com os gostos que descobrimos, com as capacidades com que nos criaram e com a personalidade com que nascemos.\u0026nbsp; As igualdades pouco nos valem a não ser meia dúzia de temas de conversa com os amigos que as diferenças nos possibilitaram ver.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAinda assim continuamos a fugir...\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDevemos olhar para o outro e procurar mais vezes um pouco de nós, porque são as nossas diferentes energias que permitem a criação de ligações. Propagar o autoconhecimento é permitir viver mais o outro e compreende-lo na diferença da igualdade que somos - a humanidade trás a estabilidade que procuramos a vida inteira.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/feeds\/8698178951942319160\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/somos-todos-atomos-num-acelerador-de.html#comment-form","title":"3 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8698178951942319160"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/5041194801657608649\/posts\/default\/8698178951942319160"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/incontro-verso.blogspot.com\/2018\/07\/somos-todos-atomos-num-acelerador-de.html","title":"somos todos átomos num acelerador de partículas"}],"author":[{"name":{"$t":"Inês Sucena"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/03508063334494292296"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"\/\/1.bp.blogspot.com\/-c4FoetmDuVc\/XKVJ8c1QHKI\/AAAAAAAAB2U\/9XDHEZqym-Uh8xhguI8SMziTYPzs48QLACK4BGAYYCw\/s220\/IMG_20180826_183944_466.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-A8SlHqA8mi0\/Wzax62edPkI\/AAAAAAAABdQ\/VKAXJgdRjB0KLCTt9Bc8-uGWTUh00P54gCLcBGAs\/s72-c\/2018-03-18%2B03.20.52%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"3"}}]}});