Talvez ainda seja cedo demais, pelo menos para algumas pessoas porque ainda nem chegou o dia de natal, mas para mim esta é a altura ideal do ano para fazer uma retrospectiva do mesmo. Gosto de o fazer com tempo para que seja um processo natural, fluído e poder dar espaço para que as lembranças e memórias surjam a seu ritmo. Permitir-me fazer esta retrospectiva faz-me perceber que a vida é feita, acima de tudo, de resiliência para com os outros mas principalmente para connosco porque a vida é uma aceitação contínua. No entanto, como não considero possível fazer todo este processo num só dia este ano decidi torná-lo um pouco diferente tornando-o mais prático e visível. Com isto quero dizer que criei uma lista de tópicos dos quais vou preencher ao longo dos dias até ao final do ano de acordo com o que vou revivendo. E como o bom disto é adquirir boas energias para começar o novo ano em cheio de mente limpa e perceber o quão positivo foi o nosso ano, tento ao máximo não dar importância aos episódios negativos, no entanto não considero que devam ser totalmente ignorados, sendo que ao invés de encaminhar os meus pensamentos para a ocasião negativa prefiro pensar sobre o que de bom acabou por trazer à minha vida.
Os tópicos são os seguintes:
- O que ainda tenho por fazer para começar um novo ano em sintonia
- Que lições de vida aprendi este ano
- O que consegui
- O que quero / preciso de mudar
- Quais os meus sonhos a partir deste momento
Acho que esta retrospetiva nos faz bem, permite-nos pensar sobre o que aconteceu, sobre o que aprendemos e sobre o que reaprendemos. Acho que é um ótimo exercício de reflexão :)
ResponderEliminarEste ano não vou fazer a minha reflexão de final de ano, porque acabei por fazê-la quando fiz 24 anos em Novembro.
Espero que estejas a ter um Natal maravilhoso, beijinho
Que este novo ano seja um novo começo e uma boa continuação do bom que já tens na vida. Que seja um ano de oportunidades e muito amor.
EliminarUm beijinho e obrigada por continuares a acompanhar o meu blog!
que boa lembrança para fazer o mesmo. entrar em 2020 com a mente mais limpinha sempre ajuda. gostava imenso de ler sobre o teu ano :)
ResponderEliminarEsse tópico está para breve!
Eliminar