06/09/2019

vinte e três


Não acredito que a passagem de ano seja o fechar de um ciclo e o começo de outro, mas sinto essa oportunidade de recomeço uma vez por ano no dia do meu aniversário.
Ontem completei mais um ano de vida e ainda nem acredito que já estou nos 23, além de não aparentar - o que é questionável - também não sinto que os tenha. O que sinto realmente é que o tempo passa rápido demais. E não foi apenas este ano, mas todos os outros anos anteriores dão-me esta sensação de rapidez meio incomodativa que me faz questionar se estou a aproveitar o meu tempo ou se estou apenas a deixá-lo passar

Não gosto de fazer anos porque a ideia de completar mais um ano de vida está descontextualizada e subvalorizada nesse sentido. A celebração do marco de nascimento não é apenas mais um número que acrescentamos à nossa sobrevivência como motivo para organizar uma festa. Tudo certo se quiserem festejar a vossa existência, mas é muito mais para além disso.

Esta passagem, para mim, é uma celebração interior onde o que importa é o meu estado de espírito, as minhas perspectivas e ideias sobre o que me rodeia, os valores que me movem e os sonhos/objetivos que mantêm entusiasmada ao acordar e me quebram a monotonia da rotina. Não é um número que irá espelhar o meu estado de espírito, nem a roupa que usarei para a festa que representará o meu olhar sobre o Mundo, muito menos a festa em si me vai fazer acreditar ainda mais que sou capaz de concretizar os meus sonhos.

Sempre que faço anos sinto emergência em refletir sobre a minha essência para perceber quem fui, em que fase me encontro atualmente e onde quero chegar. Esta reflexão permite conhecer-me, aceitar-me e valorizar-me pelo que sou genuinamente. Permitir-me que me conheça tão bem é o melhor festejo que posso oferecer a mim mesma num dia que é um bocadinho mais meu que todos os outros dias. 

É fascinante perceber os obstáculos que ultrapassei, os objetivos que atingi e os sonhos que concretizei, o quanto evolui emocionalmente e o quanto aprendi num espaço de tempo de 1 ano sem me ter apercebido disso. E se no ínicio tinha dúvidas em relação ao meu tempo estar ou não a ser bem aproveitado, deixo de as ter. É importante refletirmos sobre as nossas conquistas, porque quando achamos que estamos a ir demasiado devagar em relação ao tempo, temos a surpresa de perceber que afinal era só uma ilusão.

Todos nós temos o nosso tempo, abraça-o!

4 comentários so far

  1. Mais uma vez, PARABÉNS! <3 beijinhos

    ResponderEliminar
  2. sinto o mesmo que tu no toca ao aniversário , eu por acaso já não o gosto de celebrar por cada vez que o celebro penso "será que deveria ter evoluido mais ? será que deveria ter já feito x e y ?" , para mim é uma pressão gigante e nem é pelo peso da idade (isso pouco ou nada ligo ) , é o facto de pensarmos "lá vai mais um ano ".
    Acabei de descobrir o teu blog e já estou a seguir :) beijinhos linda ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  3. Tenho de te desejar feliz aniversário, mesmo que tardio - mas, como tu própria observas, é muito mais do que soprar as velas naquele dia. Também gosto de observar o aniversário como um miradouro de tudo o que já vivi e um ponto de partida para o que ainda quero exercer. Lamento muito que estejas a passar por uma ligeira crise mas é nesses momentos em que temos de nos distanciar dos pensamentos maus e olhar, imparcialmente, para as coisas que já conseguimos conquistar no nosso contexto, sem comparações. Sem esquecer as pequenas vitórias. Tenho a certeza de que já arrecadaste muitos momentos bons e aprendizagens valiosas. São essas que valem a pena celebrar (no dia de anos e nos outros todos que se seguem) :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns (mega atrasados), Inês!!! <3 é engraçado ver como o teu blogue cresce contigo.

    ResponderEliminar

Incontro.Verso © . Design by FCD.