Para muitos de nós, uma das piores tarefas que nos podem pedir é enumerarmos algumas qualidades próprias, mas se pelo contrário também nos pedirem para mencionar alguns defeitos, a tarefa passa a ser facilitada em todos os sentidos. Temos tendência a conhece-nos melhor pela negativa do que pela positiva. Ou talvez temos mais facilidade em admitir os nossos defeitos? O ego é um compartimento complicado de gerir e muitas vezes deixa-mo-nos levar pela sua voz altiva. O ego tanto pode ser o nosso maior inimigo como o nosso melhor amigo. E por si só é assustador.
No fundo acho que todos nós sabemos quem somos e portanto sabemos quais os nossos defeitos tão bem como sabemos as nossas qualidades. Se não formos capazes de nos conhecermos, nunca ninguém nos vai conhecer melhor. Até porque os outros só conhecem o que permitirmos e por norma somos um todo espalhado por vários fragmentos que oferecemos a quem nos é especial. Somos um uníssono de parcelas, e todas elas são verdades (mesmo sendo diferentes entre si). Acredito que o que custa não é quando descobrimos quem somos na maior plenitude possível, mas quando ganhamos a coragem de o exteriorizar. Mostrarmos que sabemos que temos determinadas características boas e que ainda por cima gostamos dessas nossas qualidades é que nos assusta. Portanto escondemos que o sabemos.
Questionava imenso o porquê do ser humano negativizar tanto o "eu". Quando percebi, que na verdade não passava, na maioria das vezes, de um escudo de proteção contra qualquer riso alheio que fizesse o nosso ego retaliar - "Eu avisei, não me quiseste ouvir, mais valia teres ficado calada". Apesar de ser natural, pois todos temos qualidades e defeitos, não é socialmente aceitável dizermos que temos qualidades. Porém quando são mencionadas por outras pessoas já não é um drama. Mas porquê? Se são parte daquilo que somos, porque é que não podemos mostrar orgulho no que temos de bom? Esta opressão social, que vive desde sempre, sufoca-nos de tal forma que não nos permite ver mais além e mantém-nos presos dentro da definição categórica de certo e errado. Quando nada é tão linear como parece. Um exemplo muito simples é o facto de não sabermos lidar com os elogios dos outros para connosco - como quem quer dizer: "Porque é que me estás a dizer uma coisa dessas?", mas responde: "Obrigado", porque é uma forma mais educada de lidar com a situação. Mas pior que responder um obrigado não sentido é não fazer auto elogios. É tão simples. Não ocupa tempo e faz-nos tão bem.
Nos tempos que correm o que mais nos falta é sermos sinceros. Com os outros e connosco principalmente. Não há mal nenhum em dizermos que não gostamos de algo em nós, assim como também não há mal dizermos o que gostamos. Somos livres de concordar ou discordar dos elogios que nos são dados, mas só os vamos saber apreciar quando formos capazes de olhar ao espelho, todos os dias, e dizer a nós próprios - eu gosto "disto" em mim! Vai-nos permitir aceitar quem somos e viver de um modo positivo. Acreditar é o ponto essencial para chegarmos onde quisermos.
Elogiem-se. Promovam a corrente da prática do auto elogio, porque só assim se consegue entender os elogios que vêm de outras pessoas. E caso não concordarem com o elogio que vos foi dado porque não dizer que não concordam? Acrescentando um em que acreditem ser verdade. Pelo menos é mais sincero e dá a conhecer um pouco mais de vocês. Mas acima de tudo acreditem do que dizem a vocês mesmos.

Acho que acreditar no que dizemos a nós mesmos é mesmo o mais essencial e elogiarmo-nos, mais vezes, faz todo o sentido. «Se são parte daquilo que somos, porque é que não podemos mostrar orgulho no que temos de bom?»
ResponderEliminarEste foi um dos temas do Desafio 1+3 que mais me deu gosto escrever, sinceramente. Permitiu-me pensar em mim, em tudo que tenho de bom, sabes? E não há nada como reconhecermo-nos e acreditar em nós.
Há uns anos atrás provavelmente não diria isto, mas hoje, gosto de mim e acho que não tem mal nenhum em admitir isso, pelo contrário.
Adorei a publicação. Beijinho
É esse o espírito! É tenho a certeza que a pessoa que eras à uns anos atrás está muito orgulhosa de quem és hoje! Beijinhos
EliminarNão podia concordar mais contigo. Acima de tudo temos que nos elogiar a nós mesmos porque vamos ser sempre quem mais nos vai elogiar!
ResponderEliminarPodia não achar isto há uns anos mas hoje gosto de mim e cada vez gosto mais!
Beijinhos
THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER
Pessoas com pensamentos como o teu é delas que mais precisamos! E podemos usar esta nossa energia forte e positiva para contagiar outras pessoas. Além de necessário é importante e todos nós temos essa capacidade! Beijinhos 😊
EliminarQue bonitooo! É disto que o mundo precisa. ❤
ResponderEliminarObrigada! És a pessoa com um interior mais bonito que conheço 💛
EliminarConfesso, tenho bastante dificuldade em praticar o auto-elogio. Principalmente porque sou muito crítica comigo mesma e sou a primeira a ver os meus defeitos. Ainda assim consigo ver algumas das minhas qualidades. E é a esses pormenores que me seguro, nos dias em que parece que faço tudo mal! Este texto está maravilhoso :)
ResponderEliminarTudo certo em se ser crítico, até acaba por ser uma qualidade a meu ver, mas o ponto é esse mesmo agarrarmo-nos às nossas qualidades e usá-la como fonte de energia a nosso favor!
Eliminarp.s. O auto-elogio funciona como um hábito, quanto mais o praticares e sincera fores sobre ele, mais natural se torna!
Há muita gente a precisar de ler este teu texto tão bonito!
ResponderEliminarBeijinho, querida Inês*
Podem até nem ler o meu, mas era tão bom que existisse algo que ajudasse essas pessoas! Seria algo que mudaria as suas vidas disso eu tenho a certeza!
EliminarUm beijinho querida Carolina!
Não poderia estar mais de acordo! :D
ResponderEliminarÉ bom saber que existem mais pessoas que pensam como eu penso!
Eliminar