
Faz duas semanas que recebi uma notícia que me deixou perplexa de felicidade. Foi-me dada a oportunidade de ler, em primeira mão, o esboço de um novo livro, para dar a minha opinião acerca do trabalho desenvolvido. Quando a Ana Rita Correia me enviou uma mensagem a perguntar se realmente estava disponível para ler o seu segundo livro (ainda não editado, nem publicado) a minha resposta não podia ser mais óbvia e rápida. Os meus olhos brilhavam e apesar do medo que tinha pela responsabilidade e confiança que me foi depositada, a alegria e entusiasmo que sentia conseguiram superar o pouco receio que perdurava em mim.
Para quem não conhece a Ana Rita Correia, ela é a autora do livro "Tudo o que Sempre Quis" e podem conhecer mais sobre si e do seu trabalho através do seu blog - The Choice.
Durante a leitura do esboço foram surgindo, constantemente, perguntas ás quais eu necessitava de encontrar uma resposta. E fui questionando essas mesma dúvidas a mim mesma de acordo com obstáculos que fui superando ao longo da vida e também coloquei algumas questões à própria autora que me respondeu com a melhor das sinceridades. Sem dúvida que esta experiência revolucionou o meu estado de espírito e me deu mais alento para concretizar os meus sonhos.
Eu não sei quanto a vocês, mas assim que o livro for publicado um deles vai ser meu. E garanto-vos que por muito que possam esperar, e devem esperar algo fantástico, vão ficar tão surpresos quanto eu fiquei. A vontade de continuar sempre a ler era tão grande que acabei por o terminar em 2 dias, porque não era mesmo capaz de parar, queria saber sempre mais do que iria acontecer. Fiquei completamente agarrada à leitura e viciada no enredo da história e é livros assim que me mantém o bichinho de querer experimentar novos livros e conhecer novos autores. Este novo livro da Ana Rita é uma lufada de ar fresco, apesar de nos fazer sentir um pouco pequeninos, dá-nos a garra para nos tornarmos grandes.
Quero deixar o meu agradecimento especial à Ana Rita por me ter deixado contribuir com as minhas palavras e opinião sobre o seu novo livro que está para chegar e também por ter aceite colaborar comigo para este post. Tendo em conta que me surgiram tantas questões e a minha curiosidade nunca mais acabava, decidi entrevistar a Ana Rita para perceber um bocadinho melhor sobre a sua nova rotina. De seguida segue-se a entrevista.
Desde criança que adorava fazer cópias e ditados. Adorava escrever à mão. Mais tarde, pelos meus 14 anos comecei a escrever pequenas histórias num caderno de capa preta. Era intitulado “De Alma e Coração: Páginas de Liberdade” e nele continha várias histórias soltas. A primeira foi sobre a história de vida do meu avô que tinha falecido há poucas semanas. Foi naquele caderno que a escrita despertou em mim. Já tinha uma imaginação…ui! Nunca houve nada concreto que me tivesse feito apaixonar pela escrita, talvez a liberdade que me proporciona. É como um calmante. Quando escrevo ajuda-me a esquecer o stress do dia-a-dia e a viajar para outros lugares, criando histórias e personagens que poderiam retratar qualquer pessoa da nossa sociedade.
TENS ALGUMA PREFERÊNCIA A NÍVEL DE ESTILO LITERÁRIO DOS LIVROS QUE LÊS?
Leio muito de tudo um pouco mas adoro o estilo de Nicholas Sparks – mais para o romance – e Lesley Pearse sempre histórias do tempo da guerra mundial com personagens que sofreram muito desde crianças as deram a volta por cima e tornaram-se fortes. Mas adoro qualquer coisa que tenha palavras. Adoro policiais, só não aprecio muito poesia.
Leio muito de tudo um pouco mas adoro o estilo de Nicholas Sparks – mais para o romance – e Lesley Pearse sempre histórias do tempo da guerra mundial com personagens que sofreram muito desde crianças as deram a volta por cima e tornaram-se fortes. Mas adoro qualquer coisa que tenha palavras. Adoro policiais, só não aprecio muito poesia.
QUANDO É QUE PERCEBESTE QUE "TUDO O QUE SEMPRE QUIS" IA SER O TEU PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO?
Admito que só pensei nisso a sério muito depois de o ter terminado. Até então escrevia apenas porque me apetecia. Já tinha começado um outro livro por brincadeira mas nunca o terminei e neste caso fui escrevendo até ter ideias. Estive 6 meses bloqueada e quando achei que ia ser só mais um projecto inacabado a inspiração voltou em força e consegui levá-lo até ao fim, sem nunca pensar que um dia teria coragem de o publicar embora essa ideia me agradasse.
Quando o terminei senti-me satisfeita e orgulhosa do meu trabalho. Sabia que tinha uma importante e forte mensagem e gostava que chegasse às outras pessoas. Primeiro publiquei no blog, depois no wattpad. Quase todas as pessoas gostaram e então surgiu a ideia, porque não? Foi aí que percebi que podia arriscar. O não está sempre garantido.
“Tudo o que Sempre Quis” foi escrever um livro, mesmo quando não pensava nisso a sério.
Admito que só pensei nisso a sério muito depois de o ter terminado. Até então escrevia apenas porque me apetecia. Já tinha começado um outro livro por brincadeira mas nunca o terminei e neste caso fui escrevendo até ter ideias. Estive 6 meses bloqueada e quando achei que ia ser só mais um projecto inacabado a inspiração voltou em força e consegui levá-lo até ao fim, sem nunca pensar que um dia teria coragem de o publicar embora essa ideia me agradasse.
Quando o terminei senti-me satisfeita e orgulhosa do meu trabalho. Sabia que tinha uma importante e forte mensagem e gostava que chegasse às outras pessoas. Primeiro publiquei no blog, depois no wattpad. Quase todas as pessoas gostaram e então surgiu a ideia, porque não? Foi aí que percebi que podia arriscar. O não está sempre garantido.
“Tudo o que Sempre Quis” foi escrever um livro, mesmo quando não pensava nisso a sério.
É VERDADE QUANDO DIZEM QUE É DIFÍCIL DE PERCEBER SE CHEGÁMOS AO FINAL DA HISTÓRIA, OU É APENAS UM MITO?
Verdade, verdadinha. Lembro-me de chegar à última linha e perguntar-me “E agora? Já acabei. O que faço com isto? O que vou escrever a seguir?”. Ainda para mais demorei cerca de dois anos a terminar “Tudo o que Sempre Quis”. Liguei-me às personagens como se fossem pessoas reais. Acredita que ainda tenho saudades delas e por isso mesmo decidi que haveria uma continuação mais tarde. Achei que ainda tinham muito por contar. Muito para dar.
Verdade, verdadinha. Lembro-me de chegar à última linha e perguntar-me “E agora? Já acabei. O que faço com isto? O que vou escrever a seguir?”. Ainda para mais demorei cerca de dois anos a terminar “Tudo o que Sempre Quis”. Liguei-me às personagens como se fossem pessoas reais. Acredita que ainda tenho saudades delas e por isso mesmo decidi que haveria uma continuação mais tarde. Achei que ainda tinham muito por contar. Muito para dar.
PRETENDES CRIAR UM CUNHO SÓ TEU NA ESCRITA?
Gostava mas não sei se conseguirei. Há por aí tantos autores a escrever sobre tudo um pouco que tenho receio de não me distinguir deles. Ainda mais, sou nova nestas andanças. Daqui a um tempo, talvez? Quem sabe? Se gostava, se sonho com isso…sim. Se irei conseguir, não sei. Veremos.
Gostava mas não sei se conseguirei. Há por aí tantos autores a escrever sobre tudo um pouco que tenho receio de não me distinguir deles. Ainda mais, sou nova nestas andanças. Daqui a um tempo, talvez? Quem sabe? Se gostava, se sonho com isso…sim. Se irei conseguir, não sei. Veremos.
CONTA-ME COMO COSTUMAS FAZER A GESTÃO DOS CAPÍTULOS, TENS ALGUMA LÓGICA, ORDEM TEMPORAL OU DE AÇÕES ESPECÍFICA? OU É ALGO DIFERENTE?
A gestão de capítulos, quanto a mim, não tem segredo nenhum. Apenas costumo dividir por partes em que acho que ficaria bem uma quebra, sobretudo para levar a pessoa a querer ler o que virá a seguir. O “segredo” é levar os leitores a quererem ler sempre só mais um capítulo, apenas só mais um e quando dão por si acabaram o livro porque não conseguiam parar.
A gestão de capítulos, quanto a mim, não tem segredo nenhum. Apenas costumo dividir por partes em que acho que ficaria bem uma quebra, sobretudo para levar a pessoa a querer ler o que virá a seguir. O “segredo” é levar os leitores a quererem ler sempre só mais um capítulo, apenas só mais um e quando dão por si acabaram o livro porque não conseguiam parar.
COMO FOI A TUA EXPERIÊNCIA DURANTE TODO O PROCESSO DE EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO TEU LIVRO? E COMO DESCREVES A SENSAÇÃO DA TRANSAÇÃO DE UM SONHO PARA UM GRANDE OBJETIVO CUMPRIDO?
A minha experiência foi muito boa até. A “Euedito” é muito acessível e são muito simpáticos, sempre dispostos a responder às minhas dúvidas de novata. Tinha receio que corresse mal por qualquer motivo. Vivi sempre essas semanas, meses, ansiosa por ver o resultado final. Quando vi a capa o meu coração parou. Era aquela e ponto final. A designer foi excelente e será ela que irá trabalhar nas capas dos meus próximos projectos, decidi logo isso. Apesar de tentar fazer tudo com calma e de forma responsável, só consegui dormir quando me chegou às mãos o livro-teste. Nesse dia ainda não acreditava que estava a acontecer. Apeteceu-me rir e chorar ao mesmo tempo. Só caí realmente em mim quando cheguei a casa e tinha uma data de caixotes à minha espera cheia dos meus livros. Mais ainda foi quando o apresentei pela primeira vez. Aí sim, senti que era real.Que estava mesmo a acontecer. E aquela adolescente de 14 anos que escrevia às escondidas num caderno de capa preta emergiu dentro de mim e entregou-se à emoção do momento.
A minha experiência foi muito boa até. A “Euedito” é muito acessível e são muito simpáticos, sempre dispostos a responder às minhas dúvidas de novata. Tinha receio que corresse mal por qualquer motivo. Vivi sempre essas semanas, meses, ansiosa por ver o resultado final. Quando vi a capa o meu coração parou. Era aquela e ponto final. A designer foi excelente e será ela que irá trabalhar nas capas dos meus próximos projectos, decidi logo isso. Apesar de tentar fazer tudo com calma e de forma responsável, só consegui dormir quando me chegou às mãos o livro-teste. Nesse dia ainda não acreditava que estava a acontecer. Apeteceu-me rir e chorar ao mesmo tempo. Só caí realmente em mim quando cheguei a casa e tinha uma data de caixotes à minha espera cheia dos meus livros. Mais ainda foi quando o apresentei pela primeira vez. Aí sim, senti que era real.Que estava mesmo a acontecer. E aquela adolescente de 14 anos que escrevia às escondidas num caderno de capa preta emergiu dentro de mim e entregou-se à emoção do momento.
QUAIS FORAM AS MAIORES BATALHAS QUE TIVESTE DE ENFRENTAR PARA CONSEGUIR PUBLICAR O TEU PRIMEIRO LIVRO?
Conseguir arranjar alguém que o publicasse e que o preço fosse acessível. É muito caro mesmo publicar um livro. Sobretudo em algumas editoras que aceitam tudo o que lhes cai nas mãos mas preocupam-se mais em ganhar dinheiro do que fazer um bom trabalho. Nestas coisas o dinheiro manda muito. Depois disso vem as decisões que temos de tomar, que capa escolher etc. São coisas que demoram tempo e por vezes não temos paciência para esperar mais.
Conseguir arranjar alguém que o publicasse e que o preço fosse acessível. É muito caro mesmo publicar um livro. Sobretudo em algumas editoras que aceitam tudo o que lhes cai nas mãos mas preocupam-se mais em ganhar dinheiro do que fazer um bom trabalho. Nestas coisas o dinheiro manda muito. Depois disso vem as decisões que temos de tomar, que capa escolher etc. São coisas que demoram tempo e por vezes não temos paciência para esperar mais.
QUAL A TUA OPINIÃO SOBRE O MUNDO DAS EDITORAS?
O mundo das editoras tem muito que se diga. Ou escreves muito, muito bem e consegues que uma grande editora te pague para escrever ou estás sujeita a pagar e bem pelo teu trabalho e esforço. Infelizmente é assim. Por isso cada vez mais pessoas recorrem, tal como eu, à edição de autor. É mais económico, muito mais. E fica bem feito na mesma a desvantagem é que não tens apoio de uma editora para divulgação, distribuição e apresentações. Estás por tua conta e tens de pôr pernas ao caminho e arranjar tu soluções. É possível? Claro que sim. Mas é muito cansativo e trabalhoso.
O mundo das editoras tem muito que se diga. Ou escreves muito, muito bem e consegues que uma grande editora te pague para escrever ou estás sujeita a pagar e bem pelo teu trabalho e esforço. Infelizmente é assim. Por isso cada vez mais pessoas recorrem, tal como eu, à edição de autor. É mais económico, muito mais. E fica bem feito na mesma a desvantagem é que não tens apoio de uma editora para divulgação, distribuição e apresentações. Estás por tua conta e tens de pôr pernas ao caminho e arranjar tu soluções. É possível? Claro que sim. Mas é muito cansativo e trabalhoso.
COMO GERES A TUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL, AGORA QUE PUBLICASTE UM LIVRO, COM A TUA VIDA COMO ESCRITORA?
Não é fácil gerir tudo isto. Já era difícil a vida pessoal e profissional e agora a juntar a festa tudo o que implica na vida de escritora… agora que acabei as apresentações por motivos de força maior, torna-se mais fácil. Já me posso dedicar aos fins de semana a outras coisas mas ao início, preparar as apresentações e tudo o que isso implicava, foi…chato. Os dias deviam ter 30 horas e eu devia de ter mais tempo para tratar de tudo.
Mas com calma e paciência tudo se consegue. Há tempo para nos dedicarmos a tudo se o fizer-mos com gosto.
Não é fácil gerir tudo isto. Já era difícil a vida pessoal e profissional e agora a juntar a festa tudo o que implica na vida de escritora… agora que acabei as apresentações por motivos de força maior, torna-se mais fácil. Já me posso dedicar aos fins de semana a outras coisas mas ao início, preparar as apresentações e tudo o que isso implicava, foi…chato. Os dias deviam ter 30 horas e eu devia de ter mais tempo para tratar de tudo.
Mas com calma e paciência tudo se consegue. Há tempo para nos dedicarmos a tudo se o fizer-mos com gosto.
COMO ENCARAS A POSSIBILIDADE DE SERES ESCRITORA COMO ALGO SÓLIDO E A TEMPO INTEIRO?
Ai! Esse é o meu maior sonho! Adorava poder fazer vida de escritora a tempo inteiro mas infelizmente não é possível. Pelo menos não por enquanto. Talvez um dia quando as editoras me pagarem para escrever. (Risos)
Ai! Esse é o meu maior sonho! Adorava poder fazer vida de escritora a tempo inteiro mas infelizmente não é possível. Pelo menos não por enquanto. Talvez um dia quando as editoras me pagarem para escrever. (Risos)
SE O TEU LIVRO TIVESSE SIDO ESCRITO POR OUTRA PESSOA AINDA NÃO CONHECIDA, TAL E QUAL COMO TU, LERIAS O LIVRO? E QUAL SERIA A TUA OPINIÃO SOBRE O MESMO?
Leria sem dúvida alguma. Gosto de ler livros escritos por pessoas que tal como eu, estão agora a começar o seu caminho no mundo da escrita. Primeiro, apaixonada como sou pelo mar e pelo surf a capa cativava-me logo. Depois a sinopse deixa aquele mistério no ar sobre o que raio terá acontecido com aqueles 5 jovens. Sou muito suspeita para responder a esta pergunta mas acho que a opinião seria boa. Hoje, sei que podia ter desenvolvido mais algumas partes mas no geral tem uma mensagem muito forte que eu gostava muito que chegasse às pessoas sobretudo aos jovens que andam meio perdidos e lhes desse esperança que no final, tudo se recompõe. Há sempre espaço para recomeçar.
Leria sem dúvida alguma. Gosto de ler livros escritos por pessoas que tal como eu, estão agora a começar o seu caminho no mundo da escrita. Primeiro, apaixonada como sou pelo mar e pelo surf a capa cativava-me logo. Depois a sinopse deixa aquele mistério no ar sobre o que raio terá acontecido com aqueles 5 jovens. Sou muito suspeita para responder a esta pergunta mas acho que a opinião seria boa. Hoje, sei que podia ter desenvolvido mais algumas partes mas no geral tem uma mensagem muito forte que eu gostava muito que chegasse às pessoas sobretudo aos jovens que andam meio perdidos e lhes desse esperança que no final, tudo se recompõe. Há sempre espaço para recomeçar.
EXISTEM SEMPRE ERROS E COISAS QUE APRENDEMOS COM O TEMPO E EXPERIÊNCIA, QUAIS OS ENSINAMENTOS QUE ESTE PROCESSO TE DEU PARA UMA PRÓXIMA PUBLICAÇÃO?
Não mudava nada do que fiz até agora. Em termos de escrita, de paginação e revisão aprendi muita coisa com o primeiro livro que agora irei aplicar no segundo mas no processo em si, não mudava nada. Correu tudo como deveria correr.
Não mudava nada do que fiz até agora. Em termos de escrita, de paginação e revisão aprendi muita coisa com o primeiro livro que agora irei aplicar no segundo mas no processo em si, não mudava nada. Correu tudo como deveria correr.
QUAL É A SENSAÇÃO DE TER UM LIVRO PUBLICADO?
Não há palavras que descrevam essa sensação. Sentes-te como tivesses um dever cumprido, como se tivesses feito o teu propósito. É incrível. Não há palavras. Só quem passa por isso sabe qual o sentimento.
Não há palavras que descrevam essa sensação. Sentes-te como tivesses um dever cumprido, como se tivesses feito o teu propósito. É incrível. Não há palavras. Só quem passa por isso sabe qual o sentimento.
Nota:
Obrigada Inês por esta entrevista e curiosidade sobre o meu trabalho.
Muito obrigada querida <3
ResponderEliminarFoi uma honra poder entrevistar-te e conhecer-te um pouco melhor, obrigada eu!
EliminarGosto muito da Rita e adorei o livro dela :) Foi uma das minhas leituras deste Verao :)
ResponderEliminarBeijinhos as duas*
https://matildeferreira.co.uk/
Se adoras-te o primeiro livro dela, então vou-te contar uma coisa: o segundo vai ser ainda mais brutal!
EliminarBeijinhos