OH, MINHA LISBOA!


Este ano sou finalista da Licenciatura em Gerontologia e de momento acredito que se estejam a questionar que curso é este, porque é a pergunta que me fazem com mais frequência assim que respondo à questão: "Que curso estás a tirar?". Para vos simplificar é uma área de saúde que estuda o envelhecimento a três níveis: biológico, psicológico e social. Ao longo do curso sou "obrigada" a realizar diversos estágios curriculares, o que na minha preservativa é bastante formidável que possamos ter esta vertente mais prática, apesar de estarmos a ser avaliados constantemente permite-nos por em prática os nossos conhecimentos e conhecer as diversas realidades que a parte teórica nunca nos possibilita ver - ambas as vertentes são satisfatoriamente diferentes, assim como os procedimentos têm de ser muito mais adaptáveis e não tão lineares e metódicos como parece transparecer nos livros. Assim como também nos permite verificar a que nível gostaríamos mais de trabalhar num futuro próximo ou em que subárea gostaríamos de especializar os nossos estudos.
Admito que dá-me uma certa alegria e adrenalina trabalhar nesta área por todos os motivos possíveis, visto que todos os dias nos são propostos desafios diferentes, o que não conduz à criação de uma rotina monótona e aborrecida e para além dos desafios diários, os locais distintos também nos dão possibilidades de trabalho diferentes, o que exige algum esforço da nossa imaginação, considerando que o ponto fulcral incumbe na concepção de qualidade de vida e em contrapartida receber sorrisos. Mas acima de tudo a maior satisfação que esta área me dá é o facto de me possibilitar trabalhar com pessoas, para as pessoas com o intuito de satisfazer as necessidades e anular as dificuldades.





Assim estive durante, praticamente, 3 meses, a oportunidade de viver em Lisboa, por opção própria, para a realização do último estágio. Escolhi Lisboa para poder ter uma perspectiva diferente da que já tinha experienciado e para poder por em prática novas ideias num contexto ao qual não estava habituada, numa cidade que não conhecia e assim, aumentar o desafio tanto a nível profissional como a nível pessoal. Foi sem dúvida um desafio, mas um dos quais nunca me vou esquecer e se algum dia algo me deu tantas certezas do que quero, foi Lisboa. E se já acreditava no destino piamente, estes 3 meses fizeram acreditar que a celebre frase "A saudade define a certeza" é um amor novo que ganhei.
Lisboa trouxe-me as certezas que ainda não tinha, fez-me acreditar que existem algumas dificuldades que são necessárias ultrapassar mas que no final os impossíveis já não existem como antigamente e ajudou-me a perceber o que realmente quero fazer profissionalmente. Estou muito grata a este meses, a esta aventura que apesar do muito trabalho árduo exigido, também me deu imensos sorrisos, histórias para contar ao longo das gerações e pessoas excepcionais prontas sempre a ajudar e de bons conselhos no bolso prontos a oferecerem a qualquer momento. As saudades já cá moram e ainda mal me despedi de ti minha Lisboa.



Visitei muito, conheci novas pessoas o que para mim conhecer pessoas é um apreço que nunca dispenso, porque pode-se dizer que tenho uma estima pelo ser humano. Vivi sem parar, numa velocidade exorbitante que eram as correrias matinais, senti-me lisboeta e bairrista. E não há nada melhor que sentirmos que pertencemos a algum lugar. Corri vezes sem conta para apanhar metros e pedi-os algumas vezes a fecharem-se a milímetros da minha cara, vivia cada sentimento ao minuto, cada ânsia ao segundo porque vidas estáveis e sossegadas não foram feitas para mim. As rotinas parecem de loucos, mas é desta loucura que eu gosto, é esta ansiedade que me desperta, que me dá fôlego e oxigénio para gerar ideias. Nunca tive medo da mudança e poder agitar as águas e navegar em plena tempestade foi uma lufada de ar fresco. 



12 comentários:

  1. Inês, fico tão feliz que tenhas gostado da minha cidade natal.
    Sem dúvida que às vezes é uma correria, enfrentamos dificuldades que não teríamos em cidades mais pequenas mas, no final do dia, o multiculturalismo, as aventuras e as pessoas fazem Lisboa ser tão worth it. Muito boa sorte no teu curso! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amei Lisboa e sem dúvida que vou voltar muitas mais vezes lá!
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Que fotos lindas, querida!
    Adoro o teu blog e a sua estética, ganhas-te uma nova seguidora!!

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui espreitar o teu e também gostei muito do teu.
      Também ganhaste uma nova seguidora.

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. r: eu espero voltar ao RIR daqui a 2 anos.. :)

    eu escolhi o Porto para fazer o meu estágio de fim de licenciatura.

    sigo-te!!

    ResponderEliminar
  4. Li o texto duas vezes, esta tua pequena reflexão de teres vindo para Lisboa para fazer um estágio de 3 meses e tudo aquilo que eu senti ao ler isto é simplesmente o que ando a sentir a cerca de um mês, as rotinas, de tudo ....
    Não mudei para Lisboa, mas fique com uma vontade de voltar á capital nem que seja num dia e meio :-)

    ResponderEliminar
  5. as fotos estão muito giras e acredito que o teu curso e a prática sejam mesmo recompensadores.sou estudante de Enfermagem e adoro trabalhar com idosos (:
    ganhaste uma nova seguidora

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que te deixaste encantar por esta nossa Lisboa!
    E parabéns a nós que terminamos as nossas licenciaturas. Foi com uma Geróntologa que aprendi a fazer musico-terapia num lar. Adorei!


    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns também a ti por mais uma etapa concluída e conquistada, desejo-te tudo de bom e muito sucesso para a etapa que se aproxima!
      Musicoterapia é muito fixe mesmo, se gostares de tratamentos alternativos experimenta terapia assistida por animais ou Snoezelen, também é fantástico!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. OH JESUUUUS! esse curso parece tão interessanteeee!!! e as fotografias estão lindas. e lisboa linda como sempre, também! :)

    ResponderEliminar
  8. Ótimo seu relato. E as fotos são lindas.
    Tenho vontade de visitar Lisboa um dia.

    Abraço.

    ResponderEliminar